Datafolha: Favorito para vencer no 1º turno, Lula tem 50% dos votos válidos a três dias da eleição
Natal, RN 26 de abr 2024

Datafolha: Favorito para vencer no 1º turno, Lula tem 50% dos votos válidos a três dias da eleição

29 de setembro de 2022
2min
Datafolha: Favorito para vencer no 1º turno, Lula tem 50% dos votos válidos a três dias da eleição

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Pesquisa do Instituto Datafolha contratada pela Globo e Folha de São Paulo mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repetiu os 50% de intenções de votos válidos da pesquisa anterior, e venceria as eleições no 1º turno, a três dias da votação. Tentando a reeleição, Jair Bolsonaro (PL) tem 36%, Ciro Gomes (PDT) soma 6% e Simone Tebet (MDB) possui 5%. 

No cálculo dos votos válidos e para vencer em 1º turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exclui da contagem os votos brancos e nulos. O candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um, patamar alcançado pelo petista.

O cenário é de estabilidade em comparação com a pesquisa Datafolha anterior, divulgada em 22 de setembro. Lula repetiu os 50% de votos válidos, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para cima, mas ainda dentro da margem de erro. Ciro recuou 1º e Tebet manteve os 5% registrados em levantamentos anteriores.

Votos totais

Considerando os votos totais, aqueles brancos, nulos e de eleitores que se declaram indecisos, Lula se mantém na frente e oscilou um 1% em relação à pesquisa anterior, indo para 48%. Confira:

Lula (PT): 48%

Jair Bolsonaro (PL): 34%

Ciro Gomes (PDT): 6%

Simone Tebet (MDB): 5

Soraya Thronicke (União Brasil): 1%

Felipe d'Avila (NOVO), Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU), Léo Péricles (UP), Constituinte Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades de terça-feira (27) a esta quinta (29). Ela foi encomendada pela Folha e pela TV Globo e registrada com o número BR-09479/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.