Natal terá protesto por piso nacional da enfermagem nesta sexta (9) 
Natal, RN 21 de jul 2024

Natal terá protesto por piso nacional da enfermagem nesta sexta (9) 

8 de setembro de 2022
2min
Natal terá protesto por piso nacional da enfermagem nesta sexta (9) 

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Enfermeiros e enfermeiras que atuam no Rio Grande do Norte vão participar de uma mobilização articulada nacionalmente para reivindicar a implantação do piso salarial da categoria. Em Natal, a manifestação vai acontecer na calçada do shopping Midway Mall, nesta sexta (9), a partir das 15h. 

Na capital, os membros do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/ RN), do Sindicato dos Enefremeiros do (Sindern) e as pessoas associadas a Conselho Regional de Enfermagem do RN (Coren), votaram pela realização do protesto. 

O presidente da República sancionou no dia 4 de agosto a lei que garante uma remuneração mínima, nacionalmente, para enfermeiros, parteiras, técnicos e auxiliares de enfermagem. A medida prevê um piso de R$ 4.470 para enfermeiros, já técnicos devem receber 70% desse valor e parteiras e auxiliares, pelo menos, 50%. 

No entanto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, suspendeu o reajuste no último domingo (4), até que seja feito um levantamento sobre os impactos financeiros sobre estados, municípios e hospitais. O ministro do STF deu um prazo de 60 dias para que federações e entidades do setor se manifestem sobre a capacidade de pagar o piso. 

A suspensão é uma resposta a uma ação apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços que alegou a possível “demissão em massa”, caso o piso seja implantado. 

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.