Festival 3i Nordeste: Organizações de mídia digital dos 9 estados da região debatem em Recife jornalismo inovador, inspirador e independente
Natal, RN 27 de abr 2024

Festival 3i Nordeste: Organizações de mídia digital dos 9 estados da região debatem em Recife jornalismo inovador, inspirador e independente

26 de outubro de 2022
5min
Festival 3i Nordeste: Organizações de mídia digital dos 9 estados da região debatem em Recife jornalismo inovador, inspirador e independente

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Seguem abertas as inscrições para o Festival 3i Nordeste, promovido pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), que acontece dia 19 de novembro, no campus da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizado no bairro Boa Vista, região central do Recife (PE). Os ingressos já estão à venda pelo Sympla

A 4ª edição regional do 3i representa um marco para a Ajor: é a primeira vez que um evento presencial é organizado pela entidade, fundada em maio de 2021.

No primeiro semestre deste ano, a Associação realizou o 3i nacional, com uma programação 100% online e gratuita. Em 2018, o Festival já havia passado por Recife, bem como em Belo Horizonte e Porto Alegre, também em encontros locais. As outras edições nacionais foram realizadas no Rio de Janeiro, em 2017 e 2019.

“Estamos muito felizes em poder realizar este espaço de networking e aprendizado entre nossas associadas, estudantes e jornalistas. Esperamos que o 3i ajude a inspirar uma nova geração de empreendedores da área no Nordeste e mostre caminhos para a sustentabilidade daqueles que já são parte do ecossistema de mídia da região”, afirma Maia Fortes, secretária executiva da Associação. 

A realização do evento faz parte do esforço da organização em expandir sua atuação e o número de associadas fora do eixo Rio-São Paulo, assim como descentralizar a discussão sobre inovação do jornalismo e atrair o olhar de financiadores para outros estados. O evento conta com o apoio da Fundação Ford.  

Programação

Com uma programação que ocorre ao longo de todo o sábado, das 9h às 18h (horário de Brasília), o Festival 3i NE terá quatro mesas, que abordarão a descentralização dos investimentos no jornalismo digital, como empreender no setor, inovação na distribuição de conteúdos e estratégias para a produção de podcasts.  

A Agência Saiba Mais, associada e co-fundadora da Ajor, será representada pelo jornalista e diretor-geral Rafael Duarte na mesa "Como tirar uma ideia do papel e transformá-la numa iniciativa de jornalismo?":

- Essa troca de experiências na Ajor com outras organizações digitais tem sido muito rica e importante para nós, que temos apenas cinco anos de existência. E agora poder dividir e contar um pouco da nossa trajetória no festival 3i, que sempre foi uma referência, é uma honra. Até porque estaremos ao lado de organizações que têm realizado trabalhos incríveis em seus territórios, fortalecendo a cena de jornalismo digital do Nordeste e do país", disse Duarte.

Além das mesas, esta edição estreia um novo formato, que aproveita o espaço acolhedor da universidade: o “Conversas no Jardim", momentos de encontro entre as sessões, voltados para a discussão de produção de tipos diversos de conteúdo e para a troca de experiências entre convidados especiais e participantes. O evento será encerrado com um Show e Happy Hour.

Assim como a edição nacional do evento, que aconteceu em março deste ano, a programação do 3i NE foi construída com o apoio de um Grupo de Trabalho formado por organizações associadas à Ajor do Nordeste: Agência Tatu (AL)Agência Saiba Mais (RN), Eco Nordeste (CE), A Nossa Pegada (PE), Eficientes (PE), Info São Francisco (SE), Marco Zero Conteúdo (PE), Meus Sertões (BA), O Grito! (PE), Paraíba Feminina (PB), Piauí Negócios (PI), Revista Afirmativa (BA), Conquista Repórter (BA) e O Pedreirense (MA)

“Em todas as atividades desenvolvidas pela Ajor, a diversidade será sempre um dos principais focos, sobretudo a regional. Sabemos o quanto o jornalismo digital no Nordeste tem mostrado ainda mais sua força e relevância para contribuir com a democracia e, até mesmo, quebrar estigmas e preconceitos, por isso, vemos como relevante socializar o debate sobre o futuro do jornalismo para todos o Brasil”, pontua a coordenadora de projetos da Ajor, Géssika Costa.

Serão oferecidos certificados de participação para todos os inscritos na versão presencial do evento.

Bolsas

Para garantir um evento mais acessível e diverso, a Associação de Jornalismo Digital vai oferecer 40 bolsas para que estudantes nordestinos e comunicadores populares possam participar do Festival 3i Nordeste. Serão disponibilizados 30 ingressos gratuitos, além de 10 bolsas de auxílio financeiro (ingresso +  valor para transporte e estadia).O prazo para solicitar a bolsa foi até o dia 25 de outubro.

Os selecionados serão divulgados até o dia 5 de novembro

Sobre o Festival

O 3i é o primeiro evento do Brasil focado em questões essenciais para aquelas e aqueles que querem empreender, inovar e liderar iniciativas digitais de jornalismo. O evento é organizado pela Associação de Jornalismo Digital - Ajor, que representa mais de 100 organizações de mídia no país. 

Serviço

Quando: Sábado, 19 de novembro de 2022
Onde: Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) -  R. do Príncipe, 526 - Boa Vista, Recife - PE
Horário: 9h às 19h (horário de Brasília)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/festival-3i-nordeste/1724416 
Valores dos ingressos: R$ 100 inteira - R$ 50 meia

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.