Isolda Dantas é a deputada estadual mais votada da história do PT no RN
Natal, RN 27 de abr 2024

Isolda Dantas é a deputada estadual mais votada da história do PT no RN

4 de outubro de 2022
4min
Isolda Dantas é a deputada estadual mais votada da história do PT no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) se sagrou como a deputada estadual petista mais votada da história do Rio Grande do Norte. Passado o primeiro turno das eleições, Dantas registrou 57.046 votos, equivalente a 3,03% do total, e superou a votação de Fernando Mineiro para a Assembleia Legislativa em 2014, quando somou pouco mais de 42 mil. Mineiro, eleito deputado federal no domingo (02), era até então o parlamentar do PT que havia alcançado maior votação para a ALRN.

Com a votação recorde para o PT, Isolda chega ao seu segundo mandato na Casa. Junto a ela, se juntam a atual vereadora de Natal Divaneide Basílio, que teve 52.177 votos, e o também reeleito Francisco do PT, preferido por 50.499 eleitores.

Para a deputada, o sentimento é de responsabilidade. “Durante 4 anos fomos duramente atacadas por falar alto em defesa da classe trabalhadora. Acredito que minha votação foi uma resposta pra sociedade afirmando que mulher feminista de luta sabe, sim, fazer política e deve continuar”, afirmou.

Em Natal, Isolda teve como cabo eleitoral importante a vereadora Brisa Bracchi, do mesmo grupo de Dantas, para quem se diz agradecida. “Nosso jeito de fazer política é de forma coletiva. Sou porta-voz de um projeto, o mesmo que constrói a nossa querida vereadora Brisa, que foi nossa cara e nossa ousadia aqui em Natal quando não pude estar presente no período da campanha”, fala.

No Estado, a deputada também costurou “dobradinhas” importantes com a vereadora trans de Carnaúba dos Dantas, Thabatta Pimenta (PSB) e com a deputada federal Natália Bonavides (PT). Segundo Isolda, as parcerias “ajudaram a potencializar o projeto político que pautamos feminista e contra a LGBTQIAfobia e, principalmente, na defesa da classe trabalhadora.”

O resultado comprova ainda o sucesso do PT na Assembleia. Mesmo que não tenham sido os mais votados do partido este ano, Divaneide e Francisco também registraram uma votação superior a de Mineiro em 2014. O partido de Lula conseguiu um feito inédito no RN: eleger três parlamentares como deputados estaduais. 

Historicamente, a sigla costuma eleger apenas um no Estado. As exceções ficam por conta de Mineiro e Paulo Davim, eleitos em 2002, e de Isolda e Francisco em 2018. Levar três parlamentares para a Assembleia, portanto, aumenta a força do partido e a base de sustentação da governadora Fátima Bezerra. 

Os números das urnas acompanham o protagonismo da sigla no âmbito estadual. Reeleita em primeiro turno, Fátima recebeu 1.066.496 votos e se tornou a governadora mais votada da história, superando o próprio índice recebido por ela em 2018. Em pesquisa feita no ano passado, o Datafolha mostrou que o PT é o partido preferido de 28% da população brasileira e voltou aos patamares de 2013. Na série histórica da pesquisa, ele é o partido preferido dos brasileiros desde 1999.

“Durante toda a eleição falamos em eleger o ‘time de Lula’ e isso tem muito a ver com fazer a sociedade entender a importância dos deputados estaduais, federais, senadores do lado de quem governa o país”, aponta Isolda.

“Onde o PT governa mostra que é possível trabalhar pelo povo. Foi assim com Lula. É assim com Fátima. O povo sabe disso. Mas precisamos reforçar que precisa ser assim também com os demais espaços da política. Temos um longo caminho pela frente”, crê a deputada. 

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.