Dados do TSE revelam cenário atual das mulheres na política potiguar
Natal, RN 26 de abr 2024

Dados do TSE revelam cenário atual das mulheres na política potiguar

6 de novembro de 2022
3min
Dados do TSE revelam cenário atual das mulheres na política potiguar

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As mulheres são 53% do eleitorado do RN, contra 47% dos homens. E, apesar de continuarem sub-representadas nos espaços políticos e de poder, as mulheres potiguares continuam a alcançar recordes na política brasileira. É o que mostra a série histórica do TSE de 2022. Os dados revelam algo que faz parte de história política do Estado.

Com um surpreendente pioneirismo das mulheres potiguares na política, a governadora Fátima Bezerra foi reeleita com a maior votação para o cargo da história do RN, superando sua própria marca em 2018, e se tornando a 1ª mulher reeleita governadora em primeiro turno no Estado.

Na Assembleia Legislativa do RN, a partir de 2023, de um total de 24 cadeiras, as mulheres serão 20,8% do parlamento estadual. Apesar de parecer baixa a representatividade, é a maior bancada feminina registrada da história, segundo o Memorial da Assembleia Legislativa.

As três mulheres que já integravam a ALRN foram reeleitas - Cristiane Dantas, Eudiane Macedo e Isolda Dantas - e duas eleitas pela primeira vez - Divaneide Basílio e Terezinha Maia. O maior número de mulheres no legislativo estadual antes da eleição de 2022 havia sido de quatro parlamentares simultaneamente: nas eleições de 1998, 2002 e 2006.

O estado também continua com apenas uma representante – Zenaide Maia – entre os três potiguares no Senado Federal e outra – Natália Bonavides – entre os oito deputados federais. Mas Natália Bonavides, a deputada mais jovem, foi reeleita como a mais votada do Rio Grande do Norte.

No âmbito municipal, das 167 cidades do Rio Grande do Norte, 37 são administradas por mulheres, o equivalente a 22% dos municípios potiguares. São elas: Alexandria - Jeane Ferreira; Almino Afonso - Jessica Amorim; Areia Branca - Iraneide Rebouças; Baía Formosa- Camila Melo; Baraúna - Divanize Oliveira; Caiçara do Rio do Vento – Ceiça; Carnaubais - Mareineide Diniz; Coronel João Pessoa - Fátima de Pachica; Extremoz - Jussara Sales; Fernando Pedroza- Sandra Jaqueline; Frutuoso Gomes - Janda Jácome; Goianinha – Nira; Grossos- Cinthia Sonale; Ielmo Marinho - Rossane de Germano; Jandaíra- Marina Dias; Japi- Simone Silva; Lagoa de Velhos- Sonyara; Lucrécia- Ceição Duarte; Major Sales - Maria Elce;Martins – Mazé; Messias Targino – Shirley;Olho d'Água do Borges- Maria Helena;Paraná - Josiene Gomes; Paraú - Maria Olímpia; Pau dos Ferros - Marianna Almeida; Pedro Velho – Dejinha;Rafael Godeiro – Keke; Tibau – Lidiane;Santana do Matos- Alice de Assis; São Vicente – Jane; Serra de São Bento - Wanessa Morais; Serrinha dos Pintos - Bárbara Teixeira; Sítio Novo - Andrezza Brasil; Taboleiro Grande – Tarcinha; Tenente Ananias – Larissa; Triunfo Potiguar - Darkinha Irmã de Neto; Vila Flor- Thuanne Souza.

Ainda segue distante a ideia de paridade de gênero nas Câmaras Municipais norte-riograndeses. De acordo com o TSE, em 17 cidades nenhuma mulher exerce o cargo de vereador. Em outras 38, apenas uma tem mandato legislativo. No entanto, é a maior participação de mulheres de todo o Brasil, aponta um levantamento do IBGE. De 1.607 vagas de vereadores no RN, 350 são ocupadas por mulheres, o que corresponde a 21,8% dos assentos de todos os parlamentos municipais do Estado. Na capital potiguar, dos 29 vereadores: 7 são mulheres (24,1%) e 22 homens (75,9%).

Os dados revelam algo que faz parte de nossa história política, com o pioneirismo das mulheres do RN. Mas poderiam ser melhores. As mulheres são maioria, tanto no RN, como no país, no entanto são minoria em todos os parlamentos (municipal, estadual e no Congresso Nacional).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.