Após posse no RN, Fátima irá para cerimônia de Lula em Brasília com governador da Paraíba; veja como será
Natal, RN 20 de jun 2024

Após posse no RN, Fátima irá para cerimônia de Lula em Brasília com governador da Paraíba; veja como será

27 de dezembro de 2022
4min
Após posse no RN, Fátima irá para cerimônia de Lula em Brasília com governador da Paraíba; veja como será

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A governadora Fátima Bezerra (PT) toma posse neste domingo (1º) para seu segundo mandato à frente do Governo do Rio Grande do Norte. Junto com ela, assume o vice Walter Alves (MDB). A cerimônia será protocolar, e não deve ultrapassar 1h30 de duração. Em seguida, a petista viaja para João Pessoa-PB, de onde embarca no avião do Governo da PB com o governador reeleito daquele Estado, João Azevêdo (PSB), para a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília-DF.

A cerimônia local está marcada para às 9h na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), e marca o início da segunda gestão Fátima. Antes, no dia 19 de dezembro, Bezerra já foi diplomada ao lado dos outros parlamentares eleitos. Segundo o cerimonial da ALRN, foi estabelecido um teto de duração até 12h, ainda que a previsão seja de terminar o evento antes. 

O rito será o tradicional das solenidades de posse, iniciando com a leitura dos membros que ocuparão a mesa. Em seguida, uma comissão de parlamentares conduzirá a governadora e o vice-governador eleitos até o palco. Outro passo é a execução do hino nacional. De acordo com a organização, ainda não está definido quem cantará, mas nas sessões solenes da Assembleia, esta tarefa normalmente fica com a Banda da Polícia Militar.

Fátima Bezerra e Walter Alves ainda assinam o termo de posse e recebem a bandeira do Estado do Rio Grande do Norte, fazendo depois o juramento e assumindo o compromisso formal perante às Constituições Federal e Estadual.

Finalizado o protocolo, Fátima Bezerra será oficialmente uma das duas mulheres governadoras do Brasil, posto que dividirá com Raquel Lyra (PSDB), de Pernambuco. Em 2018, quando chegou à Governadoria pela primeira vez, a petista foi a única mulher eleita.

Fátima viajará para posse de Lula com governador da PB

A cerimônia deve ser rápida justamente porque Fátima tem outro compromisso no mesmo dia: a posse de Lula para seu terceiro mandato como presidente da República. Ao deixar a ALRN empossada, a governadora seguirá para João Pessoa, capital paraibana. De lá, ela embarca junto com o governador do Estado, João Azevêdo (PSB), em avião próprio do Governo da Paraíba. O horário de embarque ainda é incerto, já que tudo dependerá da hora em que ela chegará ao estado vizinho. 

Anteriormente, a equipe de Fátima previa que ela viajaria em voo de carreira. A passagem já estava comprada, mas a ideia foi deixada de lado e a logística foi alterada devido à programação apertada. Normalmente, um voo direto entre João Pessoa e Brasília dura por volta de 2h40. 

A cerimônia de abertura em Brasília terá início às 13h45 com a chegada dos convidados, chefes de Estado e de governo, enquanto a sessão solene do novo presidente deve começar oficialmente a partir das 15h, quando Lula fará o Compromisso Constitucional e assinará, juntamente com o vice Geraldo Alckmin (PSB), o termo de posse.

A governadora do RN esticará sua estadia na capital federal, já que terá outros compromissos ao longo da primeira semana de 2023. Fátima já confirmou que ela e os demais governadores se reunirão com Lula após a cerimônia. Bezerra também prestigiará outras posses, como a da nova ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Com isso, a petista deve retornar ao Rio Grande do Norte na quarta-feira (4), desta vez, já em voo de carreira.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.