A maioria dos titulares das pastas do governo Fátima Bezerra (PT) foi mantida para a segunda gestão da governadora reeleita do Rio Grande do Norte. E na posse do secretariado, realizada em cerimônia nesta quinta-feira (12), ela exaltou o trabalho realizado pela equipe.
Fátima expressou gratidão ao ex-vice-governador Antenor Roberto (PCdoB) e ao grupo criado em 2019, com quem atravessou a pandemia, superando desafios e crises decorrentes do período. Disse que os gestores têm “perfil técnico e sensibilidade social”, características mantidas na nova equipe.
“Vou exigir ainda mais dedicação e compromisso na tarefa de servir ao povo do Rio Grande do Norte. Se vocês estão aqui é porque têm capacidade, honestidade, ética e comprometimento com o bem comum”, alertou.
Mais mulheres
Em discurso, a governadora destacou que inicia o segundo mandato dobrando a participação de mulheres no primeiro escalão do governo, saindo de quatro para oito secretárias de Estado, sem contar aquelas que estarão na administração indireta. A isso somou o fato de algumas estarem em áreas estratégicas.
“Os dois maiores orçamentos do Estado que são da saúde [Lyane Ramalho] e da educação [Socorro Batista] estarão sob o comando de mulheres. Isso não é simbolismo, é compromisso, reconhecimento e coerência”.
Tomaram posse também Olga Aguiar, na Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh); Ana Maria Costa, que continua no Turismo (Setur); Mary Land Brito, na Secretaria Extraordinária de Cultura; Iris Oliveira segue na Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas); Virgínia Ferreira sai da Administração para a Secretaria de Gestão e Projetos Especiais; a Controladoria Geral do Estado recebe Luciana Daltro e Lyane Ramalho assumirá a Saúde (Sesap) em abril.
Contexto e compromisso
Para Fátima Bezerra, o momento exige ainda mais compromisso dos gestores. “Não temos o direito de errar. Temos uma nação de brasileiras e brasileiros que estão à míngua, sem comida, sem emprego, sem moradia; com saúde e educação precárias em razão da destruição e da negligência que marcaram o último governo federal”, avaliou, comemorando o restabelecimento do pacto federativo.
A reunião dos 27 governadores com o presidente Lula e o Poder Judiciário na segunda-feira (9) mostra, segundo Fátima, o fim do isolamento entre os entes federados.
“Já pude constatar a mudança essa semana, terça-feira, quando estive reunida com alguns ministros. No lugar da hostilidade, do desrespeito de antes, encontrei portas abertas, acolhimento, disposição para parcerias em prol do desenvolvimento do estado e do país”, garantiu.
Fátima destacou o compromisso do governo do Rio Grande do Norte com a democracia, apesar da guerra política criada pelos que perderam as eleições e não se conformam. Ela quer que o estado seja exemplo de um território de paz e que as forças de segurança “vão seguir trabalhando alinhadas aos preceitos constitucionais, ao combate à violência, inclusive e sobretudo a motivada pela cultura de ódio e intolerância”.
Prioridades da gestão
Educação com inclusão escolar, melhoria da estrutura física das escolas, conectividade e entrega dos Institutos Estaduais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia serão as prioridades da gestão que começa em 2023 no RN.
A intenção é também fortalecer os hospitais regionais e trabalhar para zerar a fila de cirurgias. Garantir o funcionamento pleno do Hospital da Mulher e seguir investindo no SUS. Alimentação saudável e fortalecimento da agricultura familiar também tiveram destaque na fala da governadora, assim como investimento na melhoria de estradas.
As principais obras que terão apoio do governo federal são a duplicação da BR-304, finalização e entrega da Barragem de Oiticica e mais duas obras que irão completar o ciclo de segurança hídrica do Rio Grande do Norte: o sistema adutor do Seridó e a entrega do Ramal Apodi-Mossoró.
Fátima também lembrou que trabalha para viabilizar o porto indústria verde, garantindo ao RN papel de destaque no desenvolvimento da eólica offshore (em alto-mar), e da produção, armazenamento e exportação de hidrogênio verde, visando que o estado seja pioneiro no segmento.
A segurança pública foi mencionada como estratégica para a vida do povo e dos agentes, com ações e políticas de investimento e valorização. “Assim como o presidente Lula, queremos um país de livros e não de armas”, arrematou.
A petista falou também sobre o equilíbrio das contas estaduais, incluindo o pagamento das folhas atrasadas pelo ex-governador Robinson Fatia (PL); sobre turismo, cultura e direitos humanos. “Todas as políticas da nossa gestão devem olhar para essas maiorias sociais convertidas em minorias políticas num país marcado pelo racismo, pelo machismo, pela LGBTfobia e pelo capacitismo”.
Ao cumprimentar o vice-governador, Walter Alves (MDB), enalteceu a união do campo democrático para resgatar a cidadania do povo brasileiro.
“Nosso governo não é de Fátima, não é de Walter, não é de um partido político, é do povo do Rio Grande do Norte. É o interesse e as necessidades do povo e do estado que devem nos guiar. Governar é cuidar das pessoas e é isso que espero dessa equipe”.
Secretariado:
• ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – Assecom – Daniel Cabral
• GABINETE CIVIL DO GOVERNO DO RN – GAC – Raimundo Alves Júnior
• CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO – Control – Luciana Daltro
• PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO – PGE – Antenor Roberto
• SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO – Sead – Pedro Lopes
• SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA, DA PECUÁRIA E DA PESCA – Sape Guilherme Moraes Saldanha
• SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA, DO ESPORTE E DO LAZER – Seec – Socorro Batista
• SECRETARIA DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA – SIN – Gustavo Fernandes Rosado Coelho
• SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA – Seap – Helton Xavier
• SECRETARIA DE ESTADO DAS MULHERES, DA JUVENTUDE, DA IGUALDADE RACIAL E DOS DIREITOS HUMANOS – Semjidh – Olga Aguiar
• SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA – Sesap – Cipriano Maia de Vasconcelos (Lyani Ramalho assumirá em abril)
• SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL – Sesed – Francisco Canindé de Araújo Silva
• SECRETARIA DE ESTADO DA TRIBUTAÇÃO – SET – Carlos Eduardo Xavier
• SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DA AGRICULTURA FAMILIAR – Sedraf – Alexandre de Oliveira Lima
• SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – Sedec – Jaime Calado
• SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS – Semarh Paulo Lopes Varela
• SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO E DAS FINANÇAS – Seplan – José Aldemir Freire
• SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO, DA HABITAÇÃO E DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – Sethas – Iris Maria de Oliveira
• SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO – Setur – Ana Maria da Costa
• SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DA CULTURA – Secult – Mary Land Brito
• SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA PARA GESTÃO DE PROJETOS E METAS DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS – Segri – Virgínia Ferreira