Campo do Botafogo: moradores protestam e denunciam perda de espaço de lazer na Vila de Ponta Negra para especulação imobiliária
Natal, RN 27 de abr 2024

Campo do Botafogo: moradores protestam e denunciam perda de espaço de lazer na Vila de Ponta Negra para especulação imobiliária

28 de fevereiro de 2023
3min
Campo do Botafogo: moradores protestam e denunciam perda de espaço de lazer na Vila de Ponta Negra para especulação imobiliária

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Apesar de ser usado desde 1951 por moradores como espaço de lazer e pelo time de futebol amador “Botafogo Futebol Clube”, da Vila de Ponta Negra, desde 2003, o clube enfrenta um processo na justiça movido por uma imobiliária que se diz dona da área conhecida como “campo do Botafogo”, que tem quase sete mil metros quadrados (6.962, 02 m2) e está avaliado em cerca de sete milhões de reais (R$ 6.962 milhões).

O campo do clube é a única área de lazer da comunidade. Perdê-la será um caos. Além da escola de futebol para crianças, há campeonatos para senhores. O espaço da nossa sede é utilizado para diversos eventos, inclusive é solicitado pela secretaria de educação para realizar ações. É um ponto de apoio para a comunidade”, denuncia Onofre Gomes, presidente do Time de Futebol amador Botafogo Futebol Clube da Vila de Ponta Negra.

O terreno do campo do Botafogo fica localizado numa das áreas de maior interesse de construtoras e imobiliárias, o turístico bairro de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. De acordo com a professora da pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Raquel Medeiros, o campo está catalogado pela prefeitura do Natal como “equipamento esportivo”. Mesmo assim, há um risco real de que os frequentadores do espaço, onde também são realizadas atividades sociais e culturais voltadas para crianças e adolescentes, percam a área destinada a atividades de lazer.

Os equipamentos coletivos atendem tanto as funções de estruturação do tecido urbano quanto as de coesão social. São espaços de uso democrático com papel decisivo na qualidade de vida e no combate às desigualdades”, destacou a professora da UFRN.

Os moradores da região e frequentadores do campo do Botafogo marcaram um protesto para esta quarta (01), a partir das 16h, na tentativa de evitar a perda de um dos poucos espaços de lazer da região aberto à população mais carente.

O campo do Botafogo pertente a Vila de Ponta Negra e não a um empresário que diz ser seu dono. A especulação imobiliária tenta a todo custo se apropriar dos espaços públicos e populares e estamos juntos com a comunidade para não permitir que isso aconteça”, comentou o vereador Daniel Valença (PT), que acompanha a causa.

Ato “O campo do Botafogo é do povo da Vila”

Onde: Rua 31 de março, nº 2000. Vila de Ponta Negra, Natal/RN

Data: 01 de março de 2023

Horário: 16hs

Campo do Botafogo, na Vila de Ponta Negra I Foto: cedida
Campo do Botafogo, na Vila de Ponta Negra I Foto: cedida

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.