Rede Emancipa oferece cursinho gratuito de preparação para Enem; aulas começam dia 4 de março
Natal, RN 26 de abr 2024

Rede Emancipa oferece cursinho gratuito de preparação para Enem; aulas começam dia 4 de março

27 de fevereiro de 2023
5min
Rede Emancipa oferece cursinho gratuito de preparação para Enem; aulas começam dia 4 de março

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Entrar numa universidade pública ainda é um sonho disputado pela maioria dos estudantes país afora e em Natal, não é diferente. Para ajudar aqueles jovens em situação econômica mais difícil e sem condições de pagar por um cursinho preparatório particular, a Rede Emancipa oferece cursos gratuitos com todas as disciplinas programadas para cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): ciências da natureza, matemática, linguagens e ciências humanas.

As aulas já começam no próximo dia 04 de março e são 100% gratuitas. A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular com 16 anos de existência e está presente em todas as regiões do país. Atualmente, são mais de 10 mil alunos espalhados pelo país e mais de mil educadores. São três unidades em Natal: na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na Zona Norte de Natal; na Escola Estadual Maria Queiroz, no bairro de Felipe Camarão; e na Escola Estadual Atheneu Norte Riograndense, no bairro da Cidade Alta, no centro da cidade. Mas, para participar, é preciso se inscrever pelo site: http://inscricoes.redeemancipa.org.br.

Tati Ribeiro, coordenadora da Rede Emancipa I Foto: reprodução
Tati Ribeiro, coordenadora da Rede Emancipa I Foto: reprodução

A importância de uma iniciativa como essa é a de democratização da própria universidade. Temos um legado invertido, no ensino básico: fundamental e médio, quem não tem dinheiro vai para a escola pública, que tem muito menos dinheiro e investimento, enquanto aqueles que têm dinheiro vão para as escolas particulares, que preparam para o vestibular. Quando você chega na universidade, inverte essa lógica. Os que têm dinheiro são os primeiros a ir para a universidade pública, enquanto os pobres vão para aquelas universidades privadas mais baratas, acabam pegando um Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] e se endividando pro resto da vida ou o próprio Prouni [Programa Universidade para Todos] que, claro, são importantes para democratização do ensino superior, mas o ideal é que a universidade pública seja feita para as pessoas que têm direito a esse acesso, que vêm de escola pública e vai trazer essa realidade para dentro da universidade”, critica Tati Ribeiro, que coordena a Rede Emancipa aqui no Rio Grande do Norte.

Está programada para esta terça (28), a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2023.1, quando os candidatos aprovados a partir das notas obtidas no Enem, farão suas matrículas nas universidades entre os dias 02 e 08 de março, de acordo com o calendário das instituições de ensino.

Quem não for aprovado nessa primeira chamada, poderá ficar na lista de espera. O pedido para permanecer na lista deve ser feito entre os dias 28 de fevereiro e 08 de março. Já a convocação dos candidatos que ficaram na lista de espera deve ser feita a partir do dia 13 de março, seguindo o calendário de cada instituição.

Quanto mais democrática uma universidade, mais ela estuda, pensa e respira aquilo que as pessoas de verdade estão vivendo. Por isso que é tão importante termos um cursinho popular, porque não é só sobre cada um, mas como ele muda história da sua família a partir de um diploma, de como ele muda a realidade da sua comunidade a partir da universidade e como ele leva para dentro da universidade a sua história e vivências ancestrais, que vêm da sua história, da sua família e da sua própria comunidade”, ressalta Tati Ribeiro.

Este ano, foram ofertadas através do Sisu 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas de ensino de todo o país. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), uma das mais disputadas, abriu mais de 13 mil vagas (23.713) nos 98 cursos de graduação em 2023.

Sala de aula em um dos cursinhos da Rede Emancipa I Foto: cedida
Foto: cedida

SERVIÇO:

Inscrições: http://inscricoes.redeemancipa.org.br

Redes Sociais: Rede Emancipa RN (@emanciparn) • Fotos e vídeos do Instagram

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.