Entrar numa universidade pública ainda é um sonho disputado pela maioria dos estudantes país afora e em Natal, não é diferente. Para ajudar aqueles jovens em situação econômica mais difícil e sem condições de pagar por um cursinho preparatório particular, a Rede Emancipa oferece cursos gratuitos com todas as disciplinas programadas para cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): ciências da natureza, matemática, linguagens e ciências humanas.
As aulas já começam no próximo dia 04 de março e são 100% gratuitas. A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular com 16 anos de existência e está presente em todas as regiões do país. Atualmente, são mais de 10 mil alunos espalhados pelo país e mais de mil educadores. São três unidades em Natal: na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na Zona Norte de Natal; na Escola Estadual Maria Queiroz, no bairro de Felipe Camarão; e na Escola Estadual Atheneu Norte Riograndense, no bairro da Cidade Alta, no centro da cidade. Mas, para participar, é preciso se inscrever pelo site: http://inscricoes.redeemancipa.org.br.

“A importância de uma iniciativa como essa é a de democratização da própria universidade. Temos um legado invertido, no ensino básico: fundamental e médio, quem não tem dinheiro vai para a escola pública, que tem muito menos dinheiro e investimento, enquanto aqueles que têm dinheiro vão para as escolas particulares, que preparam para o vestibular. Quando você chega na universidade, inverte essa lógica. Os que têm dinheiro são os primeiros a ir para a universidade pública, enquanto os pobres vão para aquelas universidades privadas mais baratas, acabam pegando um Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] e se endividando pro resto da vida ou o próprio Prouni [Programa Universidade para Todos] que, claro, são importantes para democratização do ensino superior, mas o ideal é que a universidade pública seja feita para as pessoas que têm direito a esse acesso, que vêm de escola pública e vai trazer essa realidade para dentro da universidade”, critica Tati Ribeiro, que coordena a Rede Emancipa aqui no Rio Grande do Norte.
Está programada para esta terça (28), a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2023.1, quando os candidatos aprovados a partir das notas obtidas no Enem, farão suas matrículas nas universidades entre os dias 02 e 08 de março, de acordo com o calendário das instituições de ensino.
Quem não for aprovado nessa primeira chamada, poderá ficar na lista de espera. O pedido para permanecer na lista deve ser feito entre os dias 28 de fevereiro e 08 de março. Já a convocação dos candidatos que ficaram na lista de espera deve ser feita a partir do dia 13 de março, seguindo o calendário de cada instituição.
“Quanto mais democrática uma universidade, mais ela estuda, pensa e respira aquilo que as pessoas de verdade estão vivendo. Por isso que é tão importante termos um cursinho popular, porque não é só sobre cada um, mas como ele muda história da sua família a partir de um diploma, de como ele muda a realidade da sua comunidade a partir da universidade e como ele leva para dentro da universidade a sua história e vivências ancestrais, que vêm da sua história, da sua família e da sua própria comunidade”, ressalta Tati Ribeiro.
Este ano, foram ofertadas através do Sisu 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas de ensino de todo o país. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), uma das mais disputadas, abriu mais de 13 mil vagas (23.713) nos 98 cursos de graduação em 2023.

SERVIÇO:
Inscrições: http://inscricoes.redeemancipa.org.br
Redes Sociais: Rede Emancipa RN (@emanciparn) • Fotos e vídeos do Instagram