Redução de ataques criminosos no RN chega a 93% e linhas de ônibus são ampliadas em Natal e região metropolitana; veja
Natal, RN 27 de abr 2024

Redução de ataques criminosos no RN chega a 93% e linhas de ônibus são ampliadas em Natal e região metropolitana; veja

20 de março de 2023
4min
Redução de ataques criminosos no RN chega a 93% e linhas de ônibus são ampliadas em Natal e região metropolitana; veja

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Passada quase uma semana desde o início dos ataques violentos no Rio Grande do Norte, a segunda-feira (20) inicia com uma queda de 93% nos números de atos criminosos no Estado. Com o arrefecimento dos casos, as linhas e frotas de ônibus que atuam na capital e região metropolitana terão um aumento.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), este domingo (19) registrou sete ataques, ante 105 registrados na terça-feira passada (14). O domingo também foi o dia com menor número de ataques desde o início da série violenta que atinge o Estado. Veja:

  • Terça-feira (14): 105 ataques
  • Quarta-feira (15): 68 ataques
  • Quinta-feira (16): 57 ataques
  • Sexta-feira (17): 29 ataques
  • Sábado (18): 18 ataques
  • Domingo (19): 7 ataques

Ônibus têm retorno gradual

Em meio às análises do cenário de segurança, o retorno do funcionamento do transporte coletivo na Grande Natal foi definido neste domingo (19) em um acerto entre o Governo do Rio Grande do Norte e os sindicatos de representação das empresas. Posteriormente, mais linhas foram ampliadas. 

Assim, a partir das 6h desta segunda-feira (20), 23 linhas irão operar em Natal, em operação até às 18h, de acordo com a STTU. Na região metropolitana, serão 11 linhas com 53 ônibus.

Ficou alinhado ainda que a Polícia Militar irá reforçar ações de suporte ao funcionamento do transporte coletivo urbano na Região Metropolitana e na capital, principalmente nas garagens das empresas e também nos terminais de passageiros. A operação para a terça-feira (21) será definida ao longo do dia.

Natal:

Circularão em caráter emergencial as linhas 07, 08, 15, 21, 22, 29, 33, 38, 43, 50, 59, 60, 63, 73, 77, 79, 27, 35, 46, 51, 52, 54 e 70.

N-07 (Alvorada IV/Mirassol), N-08 (Redinha/Mirassol), N-15 (Pajuçara / Petrópolis), O-21 (Felipe Camarão/Areia Preta), O-22 (Felipe Camarão/Rocas), N-29 (Nova Natal/Mirassol), O-33 (Planalto/Praia do Meio), O-38 (Planalto/Areia Preta), N-43 (Nova Natal/Midway), S-50 (Serrambi/Santa Catarina), O-59 (Guarapes/Praia do Meio), N-60 (Pajuçara / Mirassol), O-63 (Felipe Camarão/Mirassol), N-73 (Santarém/Ponta Negra), N-77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol), N-79 (Parque das Dunas / Mirassol), N-27 (Alvorada IV / Petrópolis), N-35 (Soledade I / Candelária – Via Ponte Newton Navarro), S-46 (Ponta Negra / Ribeira – Via Praça Cívica), L-51 (Pirangi / Rocas – Via Praça Cívica), L-52 (Pirangi / Rocas – Via Alecrim), L-54 (Ponta Negra / Rocas – Via Alecrim) e N-70 (Parque dos Coqueiros / Petrópolis).

Região Metropolitana:

Empresa Trampolim da Vitória

Linha B - 10 ônibus, linha CV - 3 ônibus, linha P - 2 ônibus, linha M - 7 ônibus

*A linha J (Parnamirim/Natal, via Passagem de Areia) não irá circular.

Empresa Litorânea

Linha São José de Mipibu/Natal - 6 ônibus

Linha Pirangi Praia/Natal - 7 ônibus

Empresa Guanabara Intermunicipal

Linha 120 - 4 ônibus, linha 121 - 4 ônibus, linha 122 - 4 ônibus, linha 124 - 4 ônibus, linha 135 (juntamente com a empresa Cidade das Dunas) - 2 ônibus

A reunião teve participação do Governo do Estado, do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR) e do Sindicato dos Transportes Urbanos de Passagem de Natal (SETRANS-RN).

Reforço na segurança

O planejamento operacional da Segurança Pública está sendo aplicado de forma reforçada no Estado. A expectativa para esta segunda-feira (20) é que o Estado esteja com mais de mil agentes de segurança pública reforçando o efetivo estadual existente. 

São homens e mulheres cedidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Força Nacional e de policiais penais federais, e de policiais militares do Ceará, da Paraíba e do Pará. As ações ostensivas também contam com apoio de 30 militares operando em quatro helicópteros no território potiguar.

Balanço

Segundo a Sesed, até as 7h desta segunda (20), 135 suspeitos já foram sido presos. Destes, três são adolescentes, 14 são foragidos da Justiça recapturados, um é tornozelado preso com arma de fogo e outro um tornozelado que estava com galão de gasolina e mais com que carregava drogas.

Além disso, de acordo com a Sesed, foram apreendidas 38 armas de fogo, cinco simulacros, 106 artefatos explosivos e 28 galões de gasolina. 

Entre os veículos, 14 motos e dois carros foram apreendidos, além de dinheiro, drogas, munições e produtos de furto que foram recuperados. 

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.