Com um total de oito empresas denunciadas por uso de trabalho escravo, o Rio Grande do Norte é o segundo estado do Nordeste com o maior número de empresas registradas na lista do Ministério do Trabalho e Emprego de empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à de escravo, ficando atrás apenas do Piauí, que tem 21 empresas registradas na lista.
No Nordeste, além do Piauí (21) e do Rio Grande do Norte (08), também há empresas denunciadas no Maranhão (04), Pernambuco (03) e Ceará (02). A lista tem empresas de todo o país, dentre os outros estados, o que possui o maior número de empresas nessa situação é Minas Gerais, seguido por Goiás em segundo e Piauí em terceiro.
Ao todo, as oito empresas no Rio Grande do Norte empregavam um total de 46 pessoas. Elas estão localizadas nas cidades de Carnaubais, Assú, Equador, Mossoró e Itajá.
A lista, que traz um total de 289 nomes e foi atualizada nesta segunda (10), é publicada semestralmente. Depois de constatada a irregularidade nas condições de trabalho, a empresa fica com o nome exposto no cadastro do Ministério do Trabalho por dois anos.
Nesse período, a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) monitora os empregadores e os locais de trabalho. No caso de reincidência, o nome da empresa permanece na lista de nomes sujos por mais dois anos. O boletim chegou a ser suspenso entre os anos de 2014 e 2016, mas voltou a ser publicado depois de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Número cresceu
Na lista anterior, com dados de 9 de março deste ano, havia 175 empresas na lista suja em todo o país, oficialmente chamada de Cadastro de Empregadores. Agora, são 289.
Confira a lista das empresas no RN:
SÍTIO BELA VISTA I, S/N, ZONA RURAL, ENTRE O DISTRITO DO ENTRONCAMENTO (CARNAUBAIS/RN) E O MUNICÍPIO DE ALTO RODRIGUES, CARNAUBAIS/RN.
Empregador: ADEMAR PELONHA DE MENEZES FILHO
Trabalhadores envolvidos: 05
CARNAUBAIS, LOCALIZADOS NO SÍTIO PANON 1, ZONA RURAL, CEP 59.650-000, AÇU/RN.
Empregador: ALDEMIR LUIZ DE LIMA
Trabalhadores envolvidos: 10
EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE CAULIM, SÍTIO TANQUINHO E SÍTIO MAMÕES, ZONA RURAL, EQUADOR/RN.
Empregador: CHARLES PATRICIO NOBREGA DE ANDRADE
Trabalhadores envolvidos: 11
CERÂMICA TABAÇÚ, SÍTIO MARTINS, ZONA RURAL, AÇU/RN
Empregador: D A DE MEDEIROS – ME
Trabalhadores envolvidos: 05
CARNAUBAIS SITUADOS NA ESTRADA DO ENCONTRAMENTO, KM 2,5; CARNAUBAIS/RN
Empregador: FRANCISCO BARBOSA DOS SANTOS
Trabalhadores envolvidos: 09
RUA ANTÔNIO DELMIRO DE MEDEIROS, Nº 3475, BAIRRO BELO HORIZONTE, MOSSORÓ/RN
Empregador: MARIA HELENA DA SILVA BRAGA
Trabalhadores envolvidos: 01
PARQUE INDUSTRIAL DA CERÂMICA INDUSTRIAL II, LOCALIZADA NO AC RN 118, Nº 1045, KM 01, ÁREA INDUSTRIAL, ITAJÁ/RN.
Empregador: NEWTON CARLOS LOPES ALVES
Trabalhadores envolvidos: 01
CARNAUBAL, ZONA RURAL, CARNAUBAIS/RN
Empregador: WALDIR LUDUVINO COSTA
Trabalhadores envolvidos: 04