Dos 28 banheiros públicos instalados entre as praias do Forte, do Meio e dos Artistas, em Natal (RN), apenas um estava funcionando durante a visita de fiscalização realizada por três vereadores da Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo, da Câmara Municipal de Natal, nesta terça (30).
A Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) também participou da visita. Nós tentamos contato com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), responsável pelos banheiros, em busca de mais informações, mas a assessoria de imprensa disse estar em reunião desde as 10h48 e não nos deu retorno até a publicação desta matéria.
Depois dessa primeira fiscalização, os vereadores Chagas Catarino (PSDB), Dickson Jr.(PDT) e Margarete Régia (Pros) planejam fazer uma audiência pública para discutir a viabilidade para a manutenção dos banheiros, além da visita a outras unidades localizadas nas praias urbanas de Natal.
Os banheiros foram construídos e entregues pela Prefeitura de Natal em 2015, como parte de um projeto de urbanização das praias da capital. Mas, em 2017, depois de dificuldades na manutenção e atos de vandalismo, o Executivo decidiu privatizar as unidades da praia de Ponta Negra. Mas, em 2020, a empresa vencedora do direito de explorar os banheiros abandonou o contrato por causa do vandalismo e das ameaças recebidas pelos funcionários que faziam a manutenção das unidades. Desde 2021, a prefeitura da capital fez um acordo com proprietários de alguns quiosques para que eles ficassem com as chaves de alguns banheiros em troca da manutenção.

