Quinhentas famílias do MST fazem nova ocupação no Oeste Potiguar
Natal, RN 27 de abr 2024

Quinhentas famílias do MST fazem nova ocupação no Oeste Potiguar

27 de maio de 2023
Quinhentas famílias do MST fazem nova ocupação no Oeste Potiguar

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Na luta por redistribuição de terras e produção de alimentos saudáveis, quinhentas famílias do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) ocuparam uma área as margens da BR-405, na noite da sexta-feira (26). A área fica próxima ao povoado de Jucuri, entre os municípios de Mossoró e Apodi, no Rio Grande do Norte.

"As famílias estão no momento de construção dos barracos de moradia, que vai se estender ao longo do final de semana. Até o momento temos duas ruas construídas, organizadas em 30 grupos, podendo chegar a 50 grupos de famílias até o fim do dia", detalha a dirigente do MST RN Erica Rodrigues.

Ela explica que quem faz o mapeamento das áreas que serão escolhidas para o assentamento é o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e que a ocupação tem o objetivo de reivindicar o direito ao acesso à terra, moradia e dignidade humana, alertando os órgãos responsáveis para que realizem a desapropriação da área para fins de reforma agrária, como prevê a Constituição.

"É importante afirmar que não é uma invasão, é uma ocupação legítima prevista na lei, onde toda terra que não cumpre sua função social deve ser destinada pra políticas de reforma agrária.", completa Erica.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.