Na luta por redistribuição de terras e produção de alimentos saudáveis, quinhentas famílias do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) ocuparam uma área as margens da BR-405, na noite da sexta-feira (26). A área fica próxima ao povoado de Jucuri, entre os municípios de Mossoró e Apodi, no Rio Grande do Norte.
“As famílias estão no momento de construção dos barracos de moradia, que vai se estender ao longo do final de semana. Até o momento temos duas ruas construídas, organizadas em 30 grupos, podendo chegar a 50 grupos de famílias até o fim do dia”, detalha a dirigente do MST RN Erica Rodrigues.
Ela explica que quem faz o mapeamento das áreas que serão escolhidas para o assentamento é o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e que a ocupação tem o objetivo de reivindicar o direito ao acesso à terra, moradia e dignidade humana, alertando os órgãos responsáveis para que realizem a desapropriação da área para fins de reforma agrária, como prevê a Constituição.
“É importante afirmar que não é uma invasão, é uma ocupação legítima prevista na lei, onde toda terra que não cumpre sua função social deve ser destinada pra políticas de reforma agrária.”, completa Erica.