Areia Branca: Francisco do PT quer solução para uso de gás na indústria salineira
Natal, RN 1 de mar 2024

Areia Branca: Francisco do PT quer solução para uso de gás na indústria salineira

27 de julho de 2023
2min
Areia Branca: Francisco do PT quer solução para uso de gás na indústria salineira

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O deputado Francisco do PT quer colaborar para a melhoria da indústria salineira no município de Areia Branca, na Costa Branca potiguar. O parlamentar apresentou requerimento buscando viabilizar a extensão da rede de gás natural para atender o segmento no município. Para o deputado, a viabilização da forma de energia será positiva economica e ecologicamente.

Segundo o deputado, o Rio Grande do Norte produz cerca de seis milhões de toneladas de sal marinho por ano, sendo responsável por mais de 95% da produção nacional. São mais de 30 empresas, ocupando uma área de 40.000 hectares, abrangendo os municípios de Mossoró, Areia Branca, Grossos, Macau, Galinhos, Porto do Mangue, Pendências e Guamaré, gerando 75 mil empregos diretos e indiretos, além de impostos, tributos e taxas, em boa parte do semiárido potiguar.

O parlamentar argumenta que, nesse contexto, o gás natural é um insumo que se destaca por produzir energia menos poluente, gerando menores taxas de monóxido de carbono e sulfato de enxofre para a atmosfera, seja na produção de eletricidade, seja na função de combustível.

"Por esse motivo, o município de Areia Branca, que detém considerável parte dessa produção salineira, percebe uma grande necessidade de aumento da disponibilidade de gás natural através da extensão da rede de distribuição a fim de expandir a solução energética no município", justificou o deputado.

Caso seja aprovado, o requerimento será encaminhado em nome da Assembleia Legislativa à governadora Fátima Bezerra e à diretora-presidente da Companhia Potiguar de Gás (Potigás), Marina Melo Alves.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.