Mulheres da Economia Solidária de Natal lançam coleções que expressam a luta, cultura e belezas dos seus territórios
Natal, RN 24 de abr 2024

Mulheres da Economia Solidária de Natal lançam coleções que expressam a luta, cultura e belezas dos seus territórios

15 de julho de 2023
4min
Mulheres da Economia Solidária de Natal lançam coleções que expressam a luta, cultura e belezas dos seus territórios

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Sábado (15), entre às 10h e 18h, ocorre o lançamento de nove coleções de produtos artesanais criados por mulheres da Economia Solidária de Natal. O lançamento acontece na Feira de Economia Solidária, na Avenida João Medeiros Filho, 07, no bairro do Potengi, Zona Norte de Natal.

As coleções intituladas “Nosso Sertão”, “Tecendo o RN”, “Mama África”, “Cores”, “Mãe Luíza Viva”, “Margaridas”, “Bordados da Terra do Sol”, “Ponto a Ponto Zona Norte” e “Cajuína” foram produzidas por 15 grupos de mulheres de Natal.

As produções são fruto do projeto “Mulheres em movimento construindo economia solidária e autonomia”, sendo concebidas durante três oficinas de design e criatividade ministradas pela consultora Jaiara Fontes.

Consultora Jaiara Fontes se reúne com mulheres da Economia Solidária de Natal (Foto: Adriana Vieira)

Durante os encontros as mulheres foram provocadas a pensar como poderiam criar produtos que expressassem seus cotidianos, as lutas que enfrentam e também as belezas de seus territórios. 

“Pensamos juntas o que elas poderiam fazer de diferente, já que muitas das mulheres que participam desse projeto são lideranças nos seus bairros e são militantes feministas”, afirma Adriana Vieira, coordenadora do projeto.

Do desejo de enaltecer os pontos positivos do bairro periférico de Mãe Luiza, na zona Leste de Natal, surgiu a coleção “Mãe Luíza Viva”, composta por roupas, bolsas e bastidores de bordados.

Bordado do Farol de Mãe Luíza integra a coleção (Foto: Nelma Lúcia da Silva)

Aonde a gente vai, com quem a gente fala e pergunta onde a gente mora, dizem que Mãe Luíza é um bairro violento. Então decidimos falar de Mãe Luiza de uma forma bacana, mostrando o que ela tem de bonito, mostrando o bairro até como um ponto turístico", afirma Nelma Lucia da Silva, artesã e integrante da associação Lourdes Guilhermes no bairro de Mãe Luiza.

Nelma destaca: "Mãe Luiza tem a escadaria como ponto turístico, tem artesanato, tem vários projetos educativos, tem o Farol e também projetos muito bacanas de surf. Em Mãe Luiza também tem cultura, tem lazer, tem arte. Queremos mostrar esse olhar".

Segundo Adriana Vieira, coordenadora do projeto, “as coleções não são apenas peças de vestuário ou decoração, são coleções que contam histórias dos territórios, retratam a luta das mulheres e simboliza a cultura local, em um grande fio tecendo o Rio Grande do Norte”.

O projeto “Mulheres em movimento construindo economia solidária e autonomia” está sendo executado pela FUNCERN e é fruto de emenda da Vereadora Brisa Brachi (PT) que destinou recurso para a Secretaria de Mulheres do Natal.

A iniciativa existe desde fevereiro de 2023 com o mapeamento de grupos de mulheres que desenvolvem Economia Solidária em Natal e o diagnóstico de suas dificuldades.

Reunião do projeto “Mulheres em movimento construindo economia solidária e autonomia” (Foto: Adriana Vieira)

Além de participarem de oficinas e formações, como as que geraram as coleções, os grupos de mulheres integrantes do projeto foram beneficiados com um kit de exposição desmontável para a comercialização das peças.

"Apesar da grande habilidade e profissionalismo dessas mulheres, identificamos que elas tinham muita dificuldade no sentido da comercialização, principalmente no formato de exposição de seus produtos", nos contou Adriana. O projeto, portanto, tenta sanar essa questão.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.