DEMOCRACIA

Cervejaria Resistência transmite ao vivo depoimento de João Pedro Stédile na CPI do MST nesta terça (15)

A Cervejaria Resistência vai exibir no telão da casa, nesta terça-feira (15), a partir das 14h, o depoimento de João Pedro Stédile na CPI do MST, na Câmara dos Deputados. Fundador e dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra, Stédille vai depor na condição de convocado pelos deputados.

A CPI vem sendo usada pela oposição ao governo Lula para tentar criminalizar os movimentos populares, além de plataforma eleitoral para políticos de extrema-direita, como o relator Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente no governo Bolsonaro e pré-candidato à prefeitura de São Paulo, em 2024.

Em entrevista ao portal Brasil de Fato, João Pedro Stédile disse que está tranquilo e já avisou que vai defender os interesses da reforma agrária:

– Estou indo sem nenhuma preocupação, falarei apenas o que sei, estou tranquilo e sereno para defender os interesses da reforma agrária e do povo brasileiro. Eu tenho muito orgulho disso, defendemos o interesse do povo há quarenta anos. Nós não temos nada a perder. O MST é um movimento legítimo, que sempre atuou nas regras da constituição e, mais do que legítimo, é um movimento popular necessário, porque na história da humanidade nunca houve reforma agrária sem pressão social dos sem-terra organizados, isso aconteceu em todo o planeta e é papel do MST organizar os trabalhadores para que lutem pela terra”.

Saiba Mais: Na véspera de depoimento, Stedile diz não temer CPI do MST: ‘Estou indo sem nenhuma preocupação’

Cerveja como pretexto

Ao abrir a Resistência num dia em que geralmente a casa está fechada para a fabricação de cervejas artesanais, o advogado Anderson Barros quer passar a mensagem de que a sociedade precisa fortalecer os movimentos sociais, especialmente diante dos ataques que o MST vem recebendo, tanto do Parlamento como da extrema-direita nas ruas.

– Vamos transmitir o depoimento do Stédille porque é momento muito importante para fortalecer os movimentos sociais, especialmente o MST, nessa conjuntura de ataques. É uma forma de fortalecer esse espirito de união entre a gente, a cerveja é apenas um pretexto, o importante é estar junto”, disse.

Saiba Mais: Cine Resistência exibe filmes potiguares e debate efeitos da ditadura militar até os dias atuais

Durante as eleições de 2022, a Cervejaria Resistência também transmitiu debates eleitorais no 1º e 2º turnos. Também passaram pela casa nomes importantes do debate político, como Frei Betto e o pastor Henrique Vieira, hoje deputado federal pelo PSOL. Recentemente, o jornalista Breno Altman lançou livro no espaço também. Segundo Barros, essa é a vocação da cervejaria:

– A vocação natural da Cervejaria Resistência sempre foi essa, desde a origem teve como norte promover seminários, exibir filmes, palestras, debates. A cerveja sempre foi um pretexto pra gente se reunir. Esse ano, após a posse do Lula, sinto que também houve uma certa dispersão por parte dos movimentos. E isso é um perigo porque a gente ainda não conseguiu derrotar o fascismo. A luta não terminou. Então usamos o mote da cerveja para promover esses encontros”.

 

SERVIÇO:

Cervejaria Resistência
Rua Leonora Armstrong, 35, Ponta Negra
Entrada gratuita

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article