Do golpe à chegada de Bolsonaro: Durval Muniz lança coletânea com análise do período
Natal, RN 17 de jul 2024

Do golpe à chegada de Bolsonaro: Durval Muniz lança coletânea com análise do período

20 de agosto de 2023
4min
Do golpe à chegada de Bolsonaro: Durval Muniz lança coletânea com análise do período

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em um momento em que o país busca compreender seu passado recente e traçar os rumos para o futuro, o Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, será palco, nesta segunda-feira, dia 21 de agosto, às 19h, do lançamento do livro "Escritos em Meio ao Fogo", do professor e historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr. A obra reúne trinta artigos autorais previamente publicados em sua coluna na Agência Saiba Mais. No formato e-book, o livro, da editora EDUEPB, pode ser baixado gratuitamente na plataforma Zenodo.

O livro apresenta uma reflexão sobre um período conturbado e crucial na história do Brasil, abordando desde o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff até os primeiros meses do governo de Jair Bolsonaro. A coletânea de textos é o resultado da compilação de trabalhos escritos durante o desenrolar desses eventos políticos marcantes, oferecendo uma visão analítica de um momento que envolveu profundas transformações no país.

Em entrevista à Agência Saiba Mais, o professor Durval Muniz de Albuquerque Jr. compartilhou sua inspiração para a criação do livro:

"Há muito tempo eu tinha essa ideia de reunir os textos que eu havia escrito para o site 'Saiba Mais'. Eram textos referentes a um período bastante conturbado e decisivo da história do Brasil, que envolveu desde o processo de impeachment da presidência de Dilma Rousseff até a chegada de Bolsonaro ao poder. Para historiadores, foi um momento incrivelmente rico e tenso na história do Brasil, e sempre tive a intenção de reunir esses textos e publicá-los na forma de um livro para dar a eles uma nova circulação e alcançar um público mais amplo".

O livro apresenta uma seleção de textos focados nas questões políticas desse período, mergulhando nas análises das mudanças sociais e políticas que marcaram esses anos. Desde a ascensão da extrema direita, o crescimento do antipetismo, a prisão do então ex-presidente Lula até a eleição de Bolsonaro, Durval Muniz de Albuquerque Jr. aborda uma ampla gama de tópicos fundamentais para compreender o cenário político brasileiro contemporâneo.

“Eu selecionei justamente os textos que abordaram as questões políticas desse período. No Saiba Mais, às vezes eu tratava de outros temas, como temas culturais, debates acadêmicos, mas resolvi reunir os textos em que eu reagia aos eventos históricos que estavam acontecendo”, esclarece Durval.

Através de uma análise minuciosa e ponderada, o autor explora os motivos por trás desses eventos, examina o antipetismo e o significado da vitória de Bolsonaro, proporcionando aos leitores uma perspectiva esclarecedora.

“Eu discuto os motivos da ascensão da direita, os motivos da derrota do PT em 2018, os motivos do antipetismo, o significado justamente da vitória de Bolsonaro, e, claro, discuto também o que levou o impeachment da presidenta Dilma e o que esse impeachment significou”, afirma o professor e historiador.

O livro também inclui uma carta escrita pelo autor ao ex-presidente Lula quando ele foi encarcerado, além de uma série de artigos que abordam o processo de impeachment, as medidas do governo Temer, a reforma trabalhista e o crescimento da participação da extrema direita no país. Através desse olhar multifacetado, o leitor é convidado a entender não apenas os acontecimentos em si, mas também as forças subjacentes que moldaram o panorama político do Brasil.

Ou seja, “o leitor irá encontrar todo o clima de antipolítica no país, o discurso da antipolítica, o papel da grande imprensa em todo esse processo”, ressalta Durval.

Para o jornalista e editor da Agência Saiba Mais, Rafael Duarte, “os 30 artigos reunidos neste ‘Escritos em meio’ ao fogo mostram um historiador contemporâneo desafiado pela urgência do tempo. E, vamos combinar, não se trata de um tempo qualquer”.

No prefácio da obra, Rafael avalia que “interpretar esse tempo hoje, com tantos signos, símbolos ressignificados e velhos conceitos transportados para o divã do século XXI foi um exercício e compromisso histórico conduzido por Durval com um olhar sensível, equilibrado e crítico”.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.