Usuários e servidores fazem ato na unidade de saúde de Felipe Camarão, em Natal, contra falta de funcionários e insegurança
Natal, RN 28 de mai 2024

Usuários e servidores fazem ato na unidade de saúde de Felipe Camarão, em Natal, contra falta de funcionários e insegurança

15 de setembro de 2023
3min

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Moradores de Felipe Camarão e servidores públicos da unidade de saúde do bairro fizeram um ato simbólico nesta sexta-feira (15). Eles reclamam da falta de profissionais, de insumos, medicamentos e da insegurança.

Parte dos servidores que trabalham na administração da Unidade Mista de Felipe Camarão estão afastados temporariamente por motivos de saúde. Além disso, o local foi alvo de arrombamento na madrugada da última segunda-feira (11).

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do RN (Sindsaúde), que participou da mobilização, há ainda falta de produtos como ataduras, gazes, soro, medicação para controle da pressão arterial, anticoagulantes, antibióticos e placas para curativos.

“Há meses que a unidade de Felipe Camarão vem funcionando de forma precária, tanto estruturalmente como com relação ao pessoal”, diz Flávio Gomes, diretor do Sindsaúde.

“As equipes estão todas incompletas, faltam equipamentos. Os computadores estão todos quebrados, o prontuário eletrônico a todo momento fica fora do ar e isso é um prejuízo enorme para a população”, afirma 

Segundo ele, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) “sabe de tudo e tudo que fez num espaço de um ano foi mandar pintar, e a unidade segue abandonada”.

Para denunciar a situação, os trabalhadores e usuários atrasaram o horário de abertura do serviço em duas horas e fizeram um ato simbólico em frente à unidade.

“Os servidores da unidade mista exigem que a Secretaria Municipal de Saúde de Natal envie, o quanto antes, um novo profissional para assumir a gestão da unidade até que os trabalhadores afastados possam retomar seus serviços. O Sindsaúde/RN também reforça a urgência da resolução dos problemas estruturais e o suprimento dos insumos e equipamentos em falta e/ou quebrados”, escreveu o Sindsaúde.

Procurada, a SMS informou que durante esta sexta-feira (15) o atendimento na Unidade Mista de Saúde de Felipe Camarão seguiu acontecendo normalmente, com exceção da regulação e de cadastro de usuários para o programa Bolsa Família.

A SMS reforça também que o diretor e a responsável administrativa da unidade encontram-se afastados temporariamente por motivos de saúde, mas que um representante será destinado momentaneamente para a abertura da unidade”, afirmou a pasta em nota.

“A secretaria esclarece ainda que a unidade passou por uma reforma recente em toda a sua estrutura para melhor atender os usuários de saúde do município. Reforça também que os insumos são distribuídos mensalmente em toda a rede, e que a saúde disponibiliza o serviço de pedidos emergenciais para as unidades de saúde em caso de carência de algum material”, completou.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.