Vereador estaciona cadeira de rodas em vaga de carro no Alecrim com mensagem “Volto Já”
Natal, RN 14 de jul 2024

Vereador estaciona cadeira de rodas em vaga de carro no Alecrim com mensagem “Volto Já”

4 de setembro de 2023
4min

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Alguns motoristas que procuravam uma vaga para estacionar na Rua Leonel Leite, no comércio do Alecrim, nesta segunda (4), encontraram as vagas ocupadas por cadeiras de rodas nas quais podia-se ver a mensagem: é rapidinho, volto já!

A ironia foi a forma encontrada pelo vereador Tércio Tinoco (União Brasil), que é cadeirante, de conscientizar as pessoas que costumam dar esse tipo de desculpa ao estacionar em vagas reservadas.

É isso que nós passamos com frequência nos estacionamentos da cidade. Seja ele público ou privado, sempre tem algum carro ocupando indevidamente as vagas reservadas. A ação de hoje tem o objetivo principal de fazer as pessoas refletirem, e entenderem que essas vagas não são privilégios, elas são necessárias. Falo em nome dos cadeirantes, idosos, grávidas, pessoas com baixa mobilidade. E todo mundo conhece uma pessoa dessa, então é só ter um pouco de empatia e deixar a vaga para quem realmente precisa”, orienta o vereador.

Foto: divulgação

Esse é a quinto ano seguido que o vereador faz essa ocupação simbólica das vagas dos veículos por cadeiras de rodas. A ação teve o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) e faz parte do Setembro Verde, mês dedicado à luta pelos direitos e inclusão das pessoas com deficiência.

As pessoas param sempre com a justificativa de que é rapidinho e voltam logo, mas elas precisam entender que aquela vaga não deve ser ocupada por quem não tem direito nem por um minuto”, critica Dário Gomes, cadeirante e presidente da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN).

A Lei Brasileira de Inclusão prevê que 30% das vagas de estacionamentos, em estabelecimentos públicos e privados, sejam destinadas a idosos e pessoas com mobilidade reduzida, identificadas com o cartão fornecido pela STTU. A multa para quem usa essas vagas indevidamente é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira de habilitação.

Todo mundo quer usar o direito de estacionar na vaga da pessoa com deficiência, mas ninguém quer sentar na minha cadeira de rodas. Nada mais justo, hoje, para as pessoas que não têm deficiência, sentir na pele o que nós,  pessoas com deficiência, sentimos todos os dias. Precisamos conscientizar a população e lutar por mais direitos e igualdade para todos”,  pondera Tércio.

Vereador Tércio Tinoco em frente à Câmara Municipal de Natal I Foto: cedida
Vereador Tércio Tinoco em frente à Câmara Municipal de Natal I Foto: cedida

Quem é?

Eleito em 2020 com 3.101 votos, Tércio Barreto Ramos Tinoco é natalense e tem 36 anos. Além de ser o primeiro cadeirante e segunda pessoa com deficiência física a ocupar uma das vagas da Câmara Municipal de Natal, ele foi o 1º tetraplégico a ter carteira de motorista no Rio Grande do Norte.

Tércio Tinoco ficou tetraplégico (perda dos movimentos dos braços, troncos e pernas) em 2005, ao pular em uma piscina e bater a cabeça no fundo durante um passeio na cidade de Açu, aos 18 anos.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.