Natal elege conselheiros tutelares, que vão de pastor à cristã petista
Natal, RN 9 de mai 2024

Natal elege conselheiros tutelares, que vão de pastor à cristã petista

30 de outubro de 2023
5min
Natal elege conselheiros tutelares, que vão de pastor à cristã petista
Foto: divulgação @natalprefeitura

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois da eleição adiada no início de outubro, Natal elegeu os novos conselheiros tutelares da cidade neste domingo (29). Na lista, dentre os eleitos, nomes apoiados por vereadores, um pastor conservador e uma evangélica petista. 

Os eleitores das quatro regiões administrativas votaram e escolheram cinco representantes em cada zona da cidade. Na zona sul, a candidata mais votada foi Edbegna Aquino, que recebeu 1.134 votos. Na sequência, apareceu Cindy com 1.097; seguida por Claudiane Rodrigues (629); em quarto lugar ficou Francisca (552) e a quinta posição foi ocupada por Vevé (544). 

Na zona leste, os vencedores foram William Cabral, obtendo 921 votos; Cristina Torres (833); Neto Ramos (648); Waguinho (555) e Célia Ramos (392). Os eleitores da zona oeste escolheram Max Maciel com 1.480 votos. Em segundo lugar apareceu Sânzia Aparecida (1.207); depois Régis Marcolino (1.099); Washington Santos (944) e Serginho Freitas (911). Já na zona norte foram eleitos: Em primeiro, Jailson Santos (1.251); Renan Oliveira (1.054); Vasconcelos (887); Mariana Oliveira (851) e Jane Cleide (825).

A eleição ficou marcada, ainda, pelas parcerias entre os candidatos e vereadores da capital. Edbegna Aquino, por exemplo, foi apoiada por Preto Aquino (PSD). O mesmo parlamentar também pediu voto para Max Maciel. Os dois foram os mais votados nas suas regiões: as zonas sul e oeste, respectivamente.

“Faço menção aos familiares, amigos e colaboradores das regiões sul e oeste, em agradecimento pela contribuição na vitória dos nossos parceiros de mandato”, agradeceu o vereador após a divulgação dos resultados.

Ainda na região oeste, Régis Marcolino possui relação com Luciano Nascimento (PTB), que comemorou a vitória no domingo.

Já o pastor William Cabral, mais votado da zona leste, teve o apoio do ex-candidato à Prefeitura de Natal em 2020, Hélio Oliveira.

Foto: Secom/Prefeitura

Bolsonarista, Oliveira é empresário e coronel aviador da reserva. Nas redes sociais, ele fez um apelo aos seus seguidores para que votassem em candidatos conservadores ao Conselho Tutelar. Dos quatro nomes apoiados pelo coronel, dois venceram (além de Cabral, também pediu voto para Edbegna).

Em sua campanha, o novo conselheiro da região leste, William Cabral, divulgou material em que defendia posição contrária ao aborto, “pela vida” e “pela família”.

“Aqueles que não defendem a vida desde sua concepção não são dignos de defender os direitos da criança e do adolescente. Vote pastor William Cabral, pela vida, pela família, pelo amor ao próximo”, narrava o vídeo.

Já uma que destoou de parte dos eleitos foi Cristina Torres, segunda mais votada na zona leste. Estudante de pedagogia, Torres é evangélica e apoiadora do PT. No ano passado, fez campanha para a governadora Fátima Bezerra e Lula, além de ter votado em nomes do PT também para a Câmara Federal (Fernando Mineiro) e Assembleia Legislativa (Divaneide Basílio).

Derrotados

Entre os que perderam, porém, também estão nomes mais identificados com o campo progressista. É o caso de Wellington Bernardo, que já era conselheiro tutelar da zona oeste e foi candidato a deputado federal no ano passado pelo PSB. Acumula, ainda, passagens por PDT e PCB, além de ter sido dirigente do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), organização de sem-teto ligada ao clandestino Partido Comunista Revolucionário (PCR).

Hoje, Wellington é dirigente do Movimento de Luta por Moradia Popular (MLMP). Neste ano, disputando novo mandato como conselheiro, não conseguiu se eleger novamente.

Outra que ficou de fora foi Tatiana Pires, candidata pela zona leste. Filiada ao PSB há mais de 20 anos, já foi subsecretária de Juventude do Estado e candidata a vice-prefeita de Natal em 2020 ao lado de Hermano Morais. Ano passado, tentou também vaga à Assembleia Legislativa. Empreendedora social, Pires tem histórico de militância no movimento estudantil e hoje atua na militância comunitária e movimento de mulheres.

A eleição

A Prefeitura de Natal classificou a eleição deste domingo como tranquila. O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica) foi o responsável, junto ao Executivo, pela organização do processo de escolha dos novos conselheiros. A apuração foi realizada no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Na capital, foram 40 escolas definidas como colégios eleitorais. De acordo com o balanço da organização, foi necessário efetuar a troca de quatro urnas eletrônicas, que apresentaram defeito. Mais de 700 voluntários trabalharam como mesários, coordenadores e responsáveis pelos colégios.

Conselho Tutelar

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são atribuições do conselho tutelar e, portanto, dos membros que o compõem, atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. 

Além disso, o conselheiro tutelar é responsável por promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade. O mandato de cada conselheiro tem a duração de quatro anos (2024/2027). A posse está marcada para o dia 10 de janeiro de 2024. 

Os conselheiros também realizam ações preventivas, fiscalizando entidades e mobilizando a comunidade para a promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes.  

Exercem, ainda, as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos. Aplicam as medidas protetivas pertinentes a cada caso e fazem requisições de serviços necessários à efetivação do atendimento adequado.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.