Manifesto político cobra hospital público veterinário em Natal
Natal, RN 23 de jul 2024

Manifesto político cobra hospital público veterinário em Natal

16 de novembro de 2023
2min
Manifesto político cobra hospital público veterinário em Natal
Foto: Freepik

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A associação protetora de animais Amor por Toda a Vida iniciou uma campanha pela efetivação de um hospital público veterinário em Natal. O grupo lançou abaixo-assinado e pretende realizar ações de rua para mobilizar mais pessoas em torno da causa.

O serviço de saúde gratuito para animais foi promessa de campanha do prefeito Álvaro Dias (PSDB) e a medida já é autorizada por lei desde 2017, de autoria do ex-vereador Sandro Pimentel (PSol).  A ONG lembra que o Código Estadual de Defesa e Proteção Animal do RN, também de autoria de Pimentel, quando deputado estadual, indica a obrigação das prefeituras em zelar pela saúde e bem-estar animal.

Vice-presidente da Amor Por Toda a Vida, Tati Ribeiro, alerta sobre a necessidade do hospital: “Há uma quantidade imensa de animais em situação de rua, de animais que precisam de castração, que é um trabalho que nós da ONG fazemos, mas que é insuficiente para o que a cidade e o estado precisam. É preciso atender às famílias de baixa renda que muitas vezes acabam abandonando os animais quando estão doentes porque não sabem o que fazer, porque não têm um lugar onde levar.”

Tati Ribeiro diz que, em parceria com Sandro Pimentel, pagam 120 consultas por mês, mas que é pouco para a demanda, que inclui ainda internações, cirurgias, ambulatório, espaço para exames.

“Tudo isso é dever do poder público e não é feito hoje. A gente quer garantir que tenha um Hospital Público Veterinário que atenda a toda essa complexidade de demandas, que tenha médicos veterinários especialistas não só médicos veterinárias generalistas. Tudo isso precisa ser garantido pelo prefeito que prometeu, que tá fazendo outdoor, que o atual secretário de Esportes dele faz outdoor para falar sobre, mas que não sai. É muita conversa e pouca ação”, reclama.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.