Manifesto político cobra hospital público veterinário em Natal

A associação protetora de animais Amor por Toda a Vida iniciou uma campanha pela efetivação de um hospital público veterinário em Natal. O grupo lançou abaixo-assinado e pretende realizar ações de rua para mobilizar mais pessoas em torno da causa.
O serviço de saúde gratuito para animais foi promessa de campanha do prefeito Álvaro Dias (PSDB) e a medida já é autorizada por lei desde 2017, de autoria do ex-vereador Sandro Pimentel (PSol). A ONG lembra que o Código Estadual de Defesa e Proteção Animal do RN, também de autoria de Pimentel, quando deputado estadual, indica a obrigação das prefeituras em zelar pela saúde e bem-estar animal.
Vice-presidente da Amor Por Toda a Vida, Tati Ribeiro, alerta sobre a necessidade do hospital: “Há uma quantidade imensa de animais em situação de rua, de animais que precisam de castração, que é um trabalho que nós da ONG fazemos, mas que é insuficiente para o que a cidade e o estado precisam. É preciso atender às famílias de baixa renda que muitas vezes acabam abandonando os animais quando estão doentes porque não sabem o que fazer, porque não têm um lugar onde levar.”
Tati Ribeiro diz que, em parceria com Sandro Pimentel, pagam 120 consultas por mês, mas que é pouco para a demanda, que inclui ainda internações, cirurgias, ambulatório, espaço para exames.
“Tudo isso é dever do poder público e não é feito hoje. A gente quer garantir que tenha um Hospital Público Veterinário que atenda a toda essa complexidade de demandas, que tenha médicos veterinários especialistas não só médicos veterinárias generalistas. Tudo isso precisa ser garantido pelo prefeito que prometeu, que tá fazendo outdoor, que o atual secretário de Esportes dele faz outdoor para falar sobre, mas que não sai. É muita conversa e pouca ação”, reclama.