PM é denunciado por morte de torcedor do ABC em Natal
Natal, RN 26 de fev 2024

PM é denunciado por morte de torcedor do ABC em Natal

20 de dezembro de 2023
3min
PM é denunciado por morte de torcedor do ABC em Natal
Confusão entre torcidas do ABC e Sport Recife I Imagem: reprodução G1 RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A partir da análise de imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) denunciou um policial militar (que não teve o nome divulgado) pelo assassinato de um torcedor do ABC, durante tumultuo após a partida do time contra o Sport de Recife, no dia 15 de setembro, no bairro de Ponta Negra, em Natal (RN).

A denúncia já foi aceita pela Justiça. Além das imagens das câmeras de segurança, depoimentos de testemunhas e a análise de perícia balística também embasaram a denúncia de homicídio contra o PM. A investigação realizada pela Polícia Civil apontou para o PM como o responsável pelo disparo do projétil que atingiu a cabeça e causou a morte de Leonardo Lucas Silva de Carvalho, que tinha 26 anos.

O crime

Segundo o MPRN, o policial militar matou Leonardo ao tentar dispersar a confusão que se formou no meio da rua entre as torcidas organizadas do ABC e do Sport. O disparo foi efetuado quando o grupo estava na esquina da rua Palestina com a rua Leonora Armstrong, no bairro Ponta Negra, no dia 15 de setembro.

As torcidas passaram a se enfrentar pelas ruas após o jogo entre as duas equipes no estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão. Apesar de todo o aparato policial para garantir a segurança, o efetivo utilizado não foi suficiente para evitar o confronto entre os torcedores dos clubes.

Em um certo momento, um ônibus com os torcedores do Sport, que passava pela avenida Engenheiro Roberto Freire, sofreu um ataque dos torcedores do ABC, o que provocou uma verdadeira batalha campal.

Nesse ínterim, vários policiais militares diligenciaram para conter os ânimos e recolocar os torcedores do Sport de volta ao interior do ônibus, pois àquela altura muitos já haviam partido para briga, inclusive saltando pelas janelas dos veículos. Ocorre que em dado momento um torcedor do ABC (não identificado), posicionado no cruzamento das ruas Palestina e Leonora Armstrong, atirou um rojão em direção a um ônibus com torcedores do Sport, ocasionando a imediata reação do policial militar que estava junto ao canteiro central da Av. Eng. Roberto Freire. Esse policial, portando uma arma de fogo longa, efetuou disparo cujo projétil atingiu a testa de Leonardo Lucas Silva de Carvalho, matando-o”, traz um trecho da denúncia.

Os investigadores também encontraram um estojo de munição calibre 5.56 no mesmo local em que se encontrava o policial denunciado. Após perícia, ficou comprovado que o estojo teve sua espoleta percutida e detonada pela carabina que era utilizada pelo PM.

A vítima, Leonardo Lucas Silva de Carvalho, de 26 anos, trabalhava como barbeiro em um negócio próprio, era casado e deixou a esposa e uma filha de apenas dois meses.

Leonardo Lucas tinha 26 anos I Foto: reprodução
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.