Servidores municipais de Natal passarão virada do ano sem salários
Natal, RN 27 de mai 2024

Servidores municipais de Natal passarão virada do ano sem salários

31 de dezembro de 2023
2min
Servidores municipais de Natal passarão virada do ano sem salários

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os servidores públicos de Natal passarão a virada do ano sem os salários do mês de dezembro nas contas. A não realização do pagamento atinge cerca de 22 mil famílias e fere o cumprimento da Lei Orgânica municipal, que determina o pagamento aos servidores até o último dia útil do mês. São mais de R$ 75 milhões retirados de circulação na economia da cidade em pleno "Natal em Natal".

Nesta sexta, 30 de dezembro, o Prefeito Álvaro Dias, em mais um gesto de ataque aos trabalhadores, não creditou os salários dos ativos, aposentados e pensionistas referente ao mês de dezembro”, denuncia o servidor público municipal da Semtas, Marcus Demétrios.

O desgaste é ainda maior porque os servidores estão sem o reajuste salarial deste ano, garantido por lei, e ainda estão taxados, desde 2021, com uma alíquota previdenciária linear de 14% em razão da reforma municipal da previdência elaborada pelo prefeito Álvaro Dias. O não cumprimento da Lei da Data Base coloca mais de 80% dos servidores recebendo menos de um salário-mínimo.

Soma-se a essa truculência, o não cumprimento da Lei da Data Base, que estabelece o reajuste salarial no mês de março, e desde então, o prefeito fere mais uma lei municipal”, reclama Demétrios.

Estudos feitos pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e apresentados em audiência pública na Câmara Municipal de Natal, comprovam que o município está abaixo do limite prudencial para despesas com pessoal, e o cumprimento das referidas leis, não comprometeriam os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Isso só demonstra a ineficiência da gestão municipal à frente da política de valorização do servidor e consequentemente de desenvolvimento da cidade. Contraditoriamente, Álvaro Dias apresenta sua secretária de planejamento, Joana Guerra, como pré-candidata nas eleições de 2024”, avalia o servidor Marcus Demétrios.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.