Chuva de granizo atinge interior do RN
Natal, RN 2 de mar 2024

Chuva de granizo atinge interior do RN

30 de janeiro de 2024
3min
Chuva de granizo atinge interior do RN
Fenômeno aconteceu em Jucurutu e Almino Afonso, segundo Emparn | Foto: reprodução redes sociais

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Ao menos duas cidades do Rio Grande do Norte, Jucurutu e Almino Afonso, registraram chuva de granizo nesta segunda-feira (29). As ocorrências foram confirmadas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Vídeos nas redes sociais mostram a surpresa dos moradores com a chegada do fenômeno.

“Chovendo gelo, gente (...)”, diz um morador.

“É do tamanho de uma pedra de uma baladeira. Faz tempo que eu não via isso aqui”, completa o áudio do vídeo (veja abaixo).

Um estudante da UFRN, que passa as férias com a família no interior, disse também que o granizo quebrou o telhado de sua casa e derrubou árvores.

Segundo a Emparn, a chuva de granizo foi consequência da atuação do fenômeno chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no Nordeste, que favoreceu a formação de nuvem do tipo Cumulus Nimbus, responsável pela ocorrência de chuvas de granizo no Vale do Açu e no Médio Oeste Potiguar, em Almino Afonso. 

A atuação do Vórtice Ciclônico associada ao aquecimento das águas do oceano Atlântico, com temperaturas acima de 28°C, também foi a responsável pelas chuvas com trovoadas registradas no litoral, de acordo com a Emparn.

Para os meteorologistas, a chuva de granizo é considerada incomum para o Rio Grande do Norte. Segundo Gilmar Bristot, da Emparn, a formação da nuvem Cumulus Nimbus atingiu até 12 km de altura.

“As gotículas do interior dessa nuvem foram forçadas a ultrapassar um nível de congelamento e com isso se transformaram em gelo, vindo posteriormente a precipitar”, explicou. 

Chuvas

Ainda de acordo com Bristot, as ocorrências causadas pela presença do vórtice ciclônico sobre o Nordeste deverão trazer pancadas de chuva no Rio Grande do Norte durante os próximos dias.

O Sistema de Monitoramento aponta a previsão para o restante da semana de probabilidade alta de chuvas em todas as regiões do RN devido a atuação do VCAN. 

“As análises do sistema apontam a permanência do VCAN sob o estado, condição que favorece a ocorrência de chuvas”, disse Bristot.

Sobre as temperaturas, a previsão para o litoral potiguar a variação deverá ser entre 22°C e 35°C e no interior, as mínimas poderão atingir 23°C e as máximas 33°C .

Previsão dia a dia

30/01/24 - Terça-feira -Céu parcialmente nublado com chuvas nas regiões de Mossoró e Vale do Açu. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

31/01/24 - Quarta-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todo o estado.

01/02/24 - Quinta-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todo o estado.

02/02/24 - Sexta-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas nas regiões do Vale do açu, Litoral Potiguar, Seridó Potiguar e Alto Oeste Potiguar.  Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.

03/02/24 - Sábado - Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.

04/02/24 - Domingo - Céu parcialmente nublado com chuvas nas regiões de Mossoró, Litoral Potiguar, Vale do Açu e Alto Oeste Potiguar. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.