Vereadora quer gratuidade nos ônibus durante carnaval de Natal
Natal, RN 3 de mar 2024

Vereadora quer gratuidade nos ônibus durante carnaval de Natal

15 de janeiro de 2024
3min
Vereadora quer gratuidade nos ônibus durante carnaval de Natal
Foto: Joana Lima/Secom

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A vereadora Brisa Bracchi (PT) protocolou um pedido para que a Prefeitura de Natal garanta gratuidade no transporte público, faça adequação dos horários e garanta a frota integral durante o carnaval deste ano.

O ofício, apresentado na sexta-feira passada (12), afirma que Natal tem se consolidado como um dos principais destinos turísticos no período carnavalesco e que muitos natalenses optam por permanecer na capital e aproveitar as festas e blocos locais. A medida, diz Brisa, seria uma forma de democratizar a folia.

“Ressalte-se que o valor das tarifas pode ser um impedimento para a participação das pessoas nas festas da cidade, especialmente as advindas de áreas periféricas. Ademais, a gratuidade da tarifa serve como um reforço na segurança da população, estimulando o uso de transporte coletivo e não o de carros ou motocicletas, muitas vezes sob o efeito de álcool e, principalmente, a segurança das mulheres, visando coibir o assédio”, aponta.

À Agência SAIBA MAIS, Bracchi diz que transitar por Natal tem se tornado cada vez mais difícil. Ela também critica o “esvaziamento” do centro da capital, em especial no bairro da Cidade Alta.

“Tão importante quanto a tarifa zero é ter o transporte público funcionando com horários que funcionem, com rotas que funcionem dentro do carnaval, que conectem os polos do carnaval”, defende. 

Ela acredita que, com essa gratuidade, os natalenses e turistas teriam uma outra experiência com a festa popular. 

“Sem dúvidas alguma essa seria uma medida que traria impactos tanto no sentido da democratização da cultura como no sentido econômico. As pessoas circulam mais pela cidade e consequentemente fazem com que a economia circule mais pela cidade”.

No ofício, a parlamentar ainda solicita uma mudança nos horários das linhas em virtude dos show que iniciam à noite e adentram a madrugada. 

“Ainda é necessário solicitar que não haja a redução da frota durante os dias da folia, garantindo, assim, o acesso à cultura e o direito à cidade daqueles e daquelas que desejam curtir a folia do carnaval ou que estejam em deslocamento para trabalhar ou demais finalidades”, explica.

Procuradas, a Prefeitura de Natal e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) não responderam à reportagem.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.