Requalificação da rua João Pessoa, na Cidade Alta, entra em nova fase
Natal, RN 23 de abr 2024

Requalificação da rua João Pessoa, na Cidade Alta, entra em nova fase

3 de abril de 2024
3min
Requalificação da rua João Pessoa, na Cidade Alta, entra em nova fase
Imagem do projeto de requalificação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Prefeitura de Natal assinou a Ordem de Serviço para mais uma etapa da obra de requalificação da rua João Pessoa, no bairro da Cidade Alta, centro de Natal. O investimento nesta fase da obra ultrapassa R$ 2,5 milhões.

As obras no local, que contemplam o trecho da João Pessoa que fica entre a avenida Rio Branco e a rua Princesa Isabel, começaram desde maio do ano passado, interditando o trânsito de veículos.

A proposta, segundo a Prefeitura, é valorizar a área central da cidade e criar um ambiente para melhor convivência no espaço público, além de tornar o espaço “instagramável”. É uma tentativa de reaquecer a Cidade Alta, que tem vivido uma crise nos últimos anos. No ano passado, 315 estabelecimentos foram inaugurados no bairro. Porém, outros 320 fecharam as portas nesse mesmo período. Segundo os dados da Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern), essa foi a 1ª vez nos últimos nove anos que o saldo fechou negativo, com mais fechamento do que abertura de novos negócios na região.

“Vamos transformar esses locais em verdadeiros shoppings a céu aberto. Com isso estaremos atraindo os turistas e também o natalense”, afirmou.

A requalificação da rua João Pessoa reserva um trecho da via que será destinado à passagem de veículos, com velocidade reduzida e a área entre a rua  Princesa Isabel e avenida Rio Branco, será totalmente fechada para carros com o objetivo de realizar eventos. 

No local, que terá asfalto especial, piso diferenciado e cobertura, já foi feito o cabeamento subterrâneo, e contará com ambientes modernos de convivência, mobilidade e acessibilidade. A rua será arborizada e terá nivelamento entre a via e a calçada. 

O projeto prevê ainda a instalação de caramanchões - cobertura arvorada, que serve como ponto de descanso e contemplação, além de ampla área destinada à circulação de pessoas e espaço lúdico para crianças

Ao anunciar o projeto, em março do ano passado, a Prefeitura falou que seriam seguidas três etapas: na primeira, seria priorizada a preservação e revitalização da Praça Padre João Maria, além de criar novos espaços de contemplação e descanso através da inserção de mobiliário urbano, vegetação e iluminação. Na segunda etapa, seria trabalhado o trecho entre as ruas Princesa Isabel e Felipe Camarão, que são paralelas. Por último, na terceira etapa, a obra vai contemplar o trecho da Rua Felipe Camarão à Av. Deodoro da Fonseca. Procurada, a Semurb informou que a ordem de serviço assinada agora contempla todas as etapas.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.