Longe da folia, perto da natureza para sossegar ou se aventurar
Natal, RN 2 de mar 2024

Longe da folia, perto da natureza para sossegar ou se aventurar

10 de fevereiro de 2024
8min
Longe da folia, perto da natureza para sossegar ou se aventurar
Foto Reprodução Portal Encantos Potiguares

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Não gostar de folia já foi desculpa para, em pleno carnaval, passar horas, dias, no sofá de frente para a tevê assistindo desfiles de blocos e de escolas de samba ou em cliques desenfreados no controle remoto para maratonar uma série ainda não vista. Não cabe mais essa desculpa. O Rio Grande do Norte dispõe de uma infinidade de atrativos, opções de lazer e paisagens convidativas ao descanso ou aventuras, que não vão deixar o feriadão passar em branco. As paisagens naturais são deslumbrantes. De carro, ônibus ou carona, ainda dá tempo de pegar a estrada, a partir deste sábado (10), e conhecer e aproveitar o que as exuberantes Terras de Poti têm a mostrar, com ou sem folia.

A Agência Saiba Mais decidiu, sem nenhum critério mesmo, indicar alguns locais que valem a pena conhecer ou somente descansar nesse período. Os valores sugeridos nessa reportagem são apenas uma referência. Sempre consulte antes os preços dos estabelecimentos e serviços a escolher. Nesse período de alta estação, os preços disparam e as reservas ficam escassas.

Se a preferência é por sol e mar, as possibilidades são tão variadas, que seria quase impossível listar todas aqui. O litoral do Rio Grande do Norte reserva praias incríveis, afinal são aproximadamente 400 quilômetros de uma extensa faixa costeira, conhecida por ter um mar de águas límpidas, mornas e com sol intenso.  A vista é de tirar o fôlego, de praias nativas, com ares de vilarejo, até as mais badaladas. 

Entre essas últimas, estão a internacionalmente famosa Praia da Pipa, que fica a 50 quilômetros da capital potiguar, durando menos de duas horas de carro para chegar. A localidade, situada no município de Tibau do Sul, possui ares de balneário e é muito comum a presença de estrangeiros. Possui redes de restaurantes e meios de hospedagens variadas E atrativos como o chapadão, a Praia do Centro, a Praia do Madeiro e a Praia da Pipa, que dá nome ao local. Se o visitante estiver mais disposto, pode ainda aproveitar o carnaval que tradicionalmente só é comemorado na quarta-feira de cinzas. Esse destino já é bem divulgado e conhecido da maioria.

Nosso destaque, porém, é outro lugar tão badalado quanto o anterior, São Miguel do Gostoso, uma charmosa vila de pescadores, rodeada de lindas e tranquilas praias. Fica a cerca de 100 km de Natal. É um dos locais queridinhos das celebridades no Rio Grande do Norte. É fato, a cidade foi abençoada com encantadoras paisagens naturais preservadas. Dá para curtir as belas praias da região, como a Praia do Cardeiro, a Praia do Marco, a Ponta de Santo Cristo e, no fim da tarde,  a Praia de Tourinhos, onde várias turistas e locais se concentram para ver o pôr do sol, que, em  algumas épocas do ano, põe-se no mar. Ou apenas relaxar em uma das pousadas ou hotéis da cidade, que oferecem conforto, charme e serviços de qualidade.

Como uma cidade litorânea, São Miguel do Gostoso oferece diversas opções de pousadas para todos os gostos e bolsos. É possível escolher entre pousadas à beira-mar, com piscina, jardim, café da manhã e estacionamento gratuitos, entre outras comodidades. Dá para aproveitar bem cada dia para tomar banho de mar, fazer caminhadas, andar de bicicleta ou praticar esportes náuticos, como windsurf e kitesurf. Por lá, os ventos são constantes e favoráveis, alcançando uma velocidade média anual de até 25 km/h, o que atrai praticantes de kitesurf do mundo inteiro.

Outra opção imperdível é conhecer os Parrachos de Perobas, que são piscinas naturais formadas por corais a cerca de 5 km da costa. O trajeto é feito de barco ou lancha e até lá dá para mergulhar com snorkel e observar a vida marinha. Uma observação para os mais calminhos, a cidade tem programação de carnaval e cultural, que conta com shows, blocos, bandas e DJs em vários pontos.

SAIBA MAIS DETALHES

Galinhos, uma península idílica

Se há um lugar no Litoral Norte do estado que não se pode deixar de conhecer, esse lugar é Galinhos, um destino ainda pouco explorado pelo turismo de massa, que oferece, como recompensa a quem o visita, uma vastidão de belezas naturais, tranquilidade e um ambiente propício para quem busca contato com a natureza.

A península de Galinhos e rodeada por dunas, salinas, manguezais, praias e um rio. O acesso se dá pela BR-406 e pela RN-402, a cerca de 160 km da capital. Se a intenção é descobrir praias paradisíacas, dunas e desfrutar de uma atmosfera única, Galinhos é uma excelente escolha para ficar com boas recordações e memórias fotográficas.

Sossego formoso

O município de Baía Formosa é outro destino tranquilo e encantador, perfeito para quem busca relaxar, apreciar a natureza e praticar esportes aquáticos. A cerca de 96 quilômetros de Natal, no Litoral Sul, Baía Formosa é famosa, não só por suas belezas naturais e atrativos turísticos, principalmente pelo surfe. É a terra do primeiro campeão olímpico da modalidade, o surfista Ítalo Ferreira, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão. É um dos berços do esporte no Rio Grande do Norte.

A cidade possui praias paradisíacas, de águas cristalinas e areias douradas, sendo a Praia do Sagi um dos destaques, com suas dunas, coqueirais e piscinas naturais. Na região, que tem um dos maiores resquícios de Mata Atlântica nativa no estado, é onde se encontra a Lagoa da Coca-Cola, um sucesso entre os visitantes devido a sua água escura e refrescante.

Atração que só fica atras dos golfinhos, que frequentemente nadam e dão saltos nos mares de lá. Para a observação desses animais, dá para fazer um passeio de barco para avistar os golfinhos que frequentam as águas próximas à costa. Há opções de trilhas e passeios ecológicos, que levam a mirantes com vistas panorâmicas da região. O contato com a natureza é constante. Visite o Farol, que oferece uma vista incrível da península e do mar, e prove os sabores do lugar, experimentando pratos típicos, como peixes frescos, lagosta e tapioca.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.