Número de estrangeiros no RN cresce 40% em meio à promoção do destino
Natal, RN 21 de abr 2024

Número de estrangeiros no RN cresce 40% em meio à promoção do destino

20 de fevereiro de 2024
3min
Número de estrangeiros no RN cresce 40% em meio à promoção do destino
Foto: Emprotur

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A presença de turistas estrangeiros no Rio Grande do Norte apresentou um aumento de 40% em dezembro de 2023 em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Foram 3.907 em dezembro passado e 2.786 nesse mês em 2022. Governos do estado e federal têm ações para promoção do destino e a Secretaria relaciona também o fato ao incremento de voos internacionais.

Desde outubro de 2023, Natal conta com conexão diária com a Europa, para Portugal. Os países que mais enviam turistas internacionais para Natal, do maior para o menor, são Argentina, Portugal, Itália e Estados Unidos.

A tendência de crescimento do turismo internacional ocorreu em todo o país. O Brasil recebeu 5,91 milhões de pessoas de outros países em 2023 – alta de 62,9% em relação aos 3,63 milhões do ano anterior, segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) com base em informações da Polícia Federal.

A agência nacional se soma ao governo do estado no esforço de tornar o Rio Grande do Norte um destino mais atrativo para o mundo. Em Natal, na segunda-feira (19), para o evento em que a Zurich Airport Brasil assumiu a gestão do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, disse que o lugar tem sido visto como uma das prioridades.

Ele cita a press trip realizada, em parceria com o Sebrae, em julho de 2023 para jornalistas franceses com destino a parques e sítios arqueológicos, como o Geossítio Mina Brejuí e Serra Verde, Sítio Arqueológico Xiquexique e as praias de Pipa, das Minas, Sibaúma e Cacimbinhas.

“Nossa intenção é mostrar que o Rio Grande do Norte e o Nordeste não é só praia, mas também gastronomia, cultura, natureza”, comentou em Natal, ao compartilhar que as perspectivas são boas com a nova administração do aeroporto: “É um indicativo que o TN vai ter um aeroporto de ponta, com mais voos internacionais, mais turistas chegando e mais geração de emprego e renda, do que o povo precisa”, ressalta Marcelo Freixo,

Os dados de janeiro de 2024 ainda não foram consolidados pela Setur. Um levantamento divulgado pela Embratur em dezembro apontava que Natal seria a capital brasileira com maior aumento de turistas estrangeiros no início de 2024. Comparando com o mesmo período de 2023, a capital potiguar deveria ter aumento superior a 26% no número de estrangeiros. Além disso, Natal também concentrou o maior aumento em janeiro de 2023 em relação ao mesmo mês de 2022, com um crescimento de 54,7%.

A Empresa Potiguar de Promoção Turística S.A. (Emprotur) divulgou, nesta terça-feira (20), análise da ForwardKeys, plataforma espanhola especializada em dados de viagens aéreas, em que a expectativa de aumento do turismo internacional no Rio Grande do Norte (RN) é de 46% só no primeiro trimestre de 2024. A empresa prevê um aumento geral de 21% nas chegadas de turistas internacionais ao Brasil nos primeiros três meses deste ano, em comparação com o mesmo período em 2023.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.