Evento debate turismo em Felipe Guerra, que tem 454 cavernas
Natal, RN 26 de mai 2024

Evento debate turismo em Felipe Guerra, que tem 454 cavernas

2 de abril de 2024
7min
Evento debate turismo em Felipe Guerra, que tem 454 cavernas
Imagem: Diego Bento - ICMBio/Cecav

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte é o quarto estado do Brasil em quantidade de cavernas, possuindo também imenso potencial espeleoturístico, ou seja, de explorar esses espaços por meio de atividades do turismo. O município de Felipe Guerra, com menos de 6 mil habitantes e localizado na região Oeste Potiguar, concentra 454 cavernas, a maior quantidade de em terras potiguares.

O município reunirá, em um evento, especialistas em quatro principais temas que estão ligados diretamente ao progresso da geração de empregos, renda e o desenvolvimento sustentável de uma maneira mais ampla. Com o objetivo de apresentar soluções e caminhos para uma nova era, o Workshop “É Preciso Ousar Para Crescer” apresentará ao público participante as temáticas do turismo, desenvolvimento econômico, empreendedorismo e sustentabilidade. Os palestrantes são reconhecidos nacional e internacionalmente pelo conhecimento sobre cada um dos temas que serão debatidos de uma forma mais ampla.

Com início às 09h30 do próximo dia 15 de maio, no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Felipe Guerra/RN, o Workshop “É Preciso Ousar Para Crescer”, contará com a presença das maiores autoridades em suas respectivas áreas e repassará aprendizados. Serão emitidos certificados aos participantes e aos palestrantes, com descrição das temáticas abordadas e carga horária.

O Workshop será somente para convidados, que serão recebidos no município de Felipe Guerra. Entre o público participante haverá secretários municipais de turismo de várias regiões do estado do Rio Grande do Norte, gestores de turismo, empresários, lojistas, universitários, líderes, agências e operadores de turismo, comerciantes, donos de restaurantes, hotéis, pousadas e gestores municipais.

Além de contar com o patrocínio de empresas consolidadas no Estado do Rio Grande do Norte, a exemplo do Grupo Ster Bom e do Grupo TCM Telecom, o evento conta com o apoio da FECOMÉRCIO/RN, SENAC/RN, ICMBIO/CECAV, Aguas Club (Felipe Guerra/RN), TOP IMPRESS (Apodi/RN), SEBRAE/RN, Pousada Recanto Alto da Serra (Portalegre/RN).

O Workshop “É Preciso Ousar Para Crescer” é uma realização do Projeto Lajedo do Rosário em parceria com instituições públicas e privadas.

Há a confirmação da presença de diversas autoridades já confirmadas na atividade, entre elas: a Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela, o Diretor Técnico do SEBRAE/RN, João Hélio Cavalcante, além de outros nomes de autoridades municipais, regionais e estaduais.

Relação dos Palestrantes do Workshop É Preciso Ousar Para Crescer

Marcelo Milito: Doutor em Turismo pela UFRN; ganhador do prêmio Nacional de Turismo categoria qualificação 2018; Sirio (ganhador do prêmio turistech 2021)  e DEL (com destinos premiados pela Green Destinations 2020, 2021, 2022 e 2023). Representando a Fecomércio/RN e Senac/RN. Tema da Palestra: Selo internacional de sustentabilidade Turistica Green Destinations. Participantes da Rede DEL Turismo - programa desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN e Instituto Del, por meio do Senac podem aderir ao programa e com isso ingressar no caminho da busca de uma certificação reconhecida internacionalmente pelas principais entidades de turismo do mundo.

Stella Maris: Empresária, especializada em Administração de Empresa e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Graduada em Marketing e Vendas pela Universidade Potiguar e atuando há mais de 22 anos em telecomunicações, foi conselheira da Associação NEO TV (São Paulo) e da Associação Brasileira de Internet), atualmente é Membro Ativo do Conselho da Associação Brasileira de Provedores de Internet (ABRINT), Ocupa o Cargo de Diretora Executiva do Grupo TCM Telecom e Redes de Rádio FM do Grupo TCM, na região Oeste do estado do Rio Grande do Norte e Diretora de Comunicação e Marketing da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL/Mossoró/RN). Tema da Palestra: O cuidado com o meio ambiente e as suas riquezas na promoção da sustentabilidade

Diego de Medeiros Bento: Biólogo, doutor e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e coordena a Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) no Rio Grande do Norte. Trabalha com cavernas desde 2006. Tema da Palestra: O rico potencial espeleoturístico de Felipe Guerra/RN: como aproveitá-lo de forma segura e sustentável.

Juliane Salvadori: Turismóloga ,Secretária de Turismo de Bonito no Mato Grosso do Sul,com mais de 15 anos de experiência na área de Turismo, especialmente em Bonito-MS, desenvolvendo projetos reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, além de realizar palestras e ações em vários estados do Brasil e em 8 países. Foi Gestora de Projetos da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Desde janeiro de 2021 é Secretária Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito/MS. Tema da Palestra: Bonito-MS e a sua experiência inovadora no turismo sustentável com visibilidade internacional.

Nuno Jorge: Bacharelado em Turismo no ramo de Marketing pela Universidade do Algarve (Portugal), Diretor Técnico das Grutas de Mira de Aire e Vice-Presidente da Associação Internacional de Grutas Turísticas. Tema da Palestra: Grutas de Mira de Aire (Portugal), a evolução de uma vila, do têxtil ao turismo

Ênio Baracho: Graduado em Ciências da Computação e Direito, com especialização em Finanças e mestrado em Administração, funcionário de carreira do Banco do Nordeste do Brasil há 19 anos, tendo exercido diversos cargos técnicos e de gestão na instituição, onde atualmente encontra-se exercendo o cargo de Gerente da Agência de Apodi. Tema da Palestra: O Banco do Nordeste como agente impulsionador do turismo e o desenvolvimento sustentável da região.

Wanderson Borges: Graduado em contabilidade e possui especializações, mestrado e cursos nas áreas de: Finanças, Controladoria e Tecnologia da Informação. É Presidente do Movimento Preserve Pipa em Tibau do Sul no RN e Presidente da Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP) e do Pipa Convention & Visitors Bureau. Possui mais de 20 anos de experiência em controladoria, contabilidade/fiscal e finanças em pequenas, médias e grandes empresas, nacionais e multinacionais, em todos os níveis e ramificações. Tema da Palestra: O Movimento Preserve Pipa e a sua nova dimensão no desenvolvimento econômico e turístico de Tibau do Sul no Rio Grande do Norte.

Jodrian Freitas-Engenheiro Químico, com mestrado em Engenharia Mecânica. Especialização em Licenciamento Ambiental On Shore,Auditor com formação de Auditor Líder (ISO 9001, ISO 14001 e ISO/IEC 27001), Autor do MPE- 9000 - Programa de Apoio à Implementação da ISO 9000 na Micro e Pequena Empresa, Autor do MPE- 14000 - Programa de Apoio à Implementação da ISO 14000 na Micro e Pequena Empresa, adotado pelo SEBRAE-RN,Desenvolveu o Programa SEBRAE Turismo Melhor no RN (2003) e o Selo de Qualidade em Serviços Turísticos do Maranhão (2008). Tema da Palestra: É Preciso Segurança para Ousar

Serviço

O quê: Workshop É Preciso Ousar Para Crescer

Dia: 15 de Maio de 2024 09:30, às 17 horas

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social em Felipe Guerra-Rio Grande do Norte-Brasil

Os convidados deverão fazer as confirmações dos nomes via o número de telefone  +55 (84) 9-9614-4232

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.