Ocupação hoteleira no Carnaval anima o setor de bares e restaurantes
Natal, RN 22 de fev 2024

Ocupação hoteleira no Carnaval anima o setor de bares e restaurantes

7 de fevereiro de 2024
3min
Ocupação hoteleira no Carnaval anima o setor de bares e restaurantes
Foto: ASN/Tiago Lima

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A poucos dias para o início do carnaval, o clima de animação também contagia o segmento de bares e restaurantes do Rio Grande do Norte. Cerca de 77% dos estabelecimentos pretendem funcionar durante o período de folia e a maioria dos empresários – 86%- projetam crescimento nas vendas. Isso é o que indica uma pesquisa feita entre as empresas ligadas à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte (Abrasel RN), que agrega 817 estabelecimentos associados.

Se o otimismo que é bom para o segmento, que ainda se recupera dos impactos da pandemia da Covid 19, melhor ainda para turistas e potiguares, que ficam com opções de lazer também nos dias do reinado de Momo nas terras de Poti. Segundo as projeções da Abrasel, a expectativa é registrar um crescimento médio de 17% na movimentação financeira do setor em relação ao mesmo período de 2023 e 24% mais em comparação com um fim de semana habitual.

Para o presidente da Abrasel, Paolo Passariello, as expectativas positivas do segmento estão relacionadas ao cenário econômico favorável e o desembarque de visitantes no estado, sobretudo na capital potiguar.

Paolo Passariello, presidente da Abrasel-RN. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

“As altas expectativas dos empreendedores estão ligadas ao fato de que as ocupações hoteleiras estão boas, o que é um termômetro. Esse é o primeiro ano após a pandemia que estamos registrando um crescimento constante. Isso também justifica a expectativa de superar os números do carnaval do ano passado”, analisa Paolo Passariello.

Levantamento feito pela Embratur, divulgado em dezembro, revela que Natal está entre as capitais brasileiras com maior aumento de turistas estrangeiros durante o mês de janeiro de 2024, no comparativo com o mesmo mês do ano passado, o que sugere uma tendência de desembarques neste início de mês.

A expectativa é que a cidade receba cerca de 350 mil visitantes durante o período de folia, gerando uma ocupação hoteleira de 98%. O carnaval de Natal promete entretenimento com programação em á sete polos de eventos espalhados pela capital, com shows de artistas nacionais e locais, como Elba Ramalho, Carlinhos Brown, Alexandre Pires, Roberta Sá, Ricardo Chaves, Geraldo Azevedo e Paralamas do Sucesso, entre outros.

O otimismo domina as expectativas das empresas do setor no RN. Cerca de 86% dos donos de estabelecimentos esperam aumento nas vendas no período de folia, segundo Abrasel. Mais de 70% dos empreendimentos estarão abertos.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.