Atleta potiguar leva ouro em Mundial de Karatê na Europa
Natal, RN 24 de mai 2024

Atleta potiguar leva ouro em Mundial de Karatê na Europa

25 de março de 2024
2min
Atleta potiguar leva ouro em Mundial de Karatê na Europa
Luana já parou de lutar por ter sentido preconceito dentro do esporte pelo fato de ser mulher e lutar, mas posteriormente retornou. Só no ano passado, ela levou 19 medalhas em competições oficiais de Karatê | Foto: reprodução

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Filha de mãe solo, estudante federal cotista e moradora da residência universitária da Ufersa. Essa é parte da trajetória de Luana Rodrigues, aluna do curso de Letras Libras e nova campeã mundial de karatê. A medalha de ouro veio neste domingo (24), no campeonato realizado em Malta, país insular localizado no sul da Europa. A conquista foi na prova individual.

Ao todo, Luana disputou três categorias no Open de Malta: kumite individual (luta), kumite equipe e kata (individual).

“Só eu e Deus sabemos cada batalha travada até aqui, então me alegro muito pelo feito. Retorno para o Brasil com o coração cheio de alegria. Foi uma experiência incrível que eu não tenho palavras para descrever. Que eu possa ser espelho para as próximas gerações”, afirmou.

O primeiro contato de Luana com o Karatê aconteceu em 2009. Após uma briga na escola, ela conheceu um sensei que a introduziu ao esporte. 

“Como não tinha condições de pagar as aulas, ganhei bolsa e treinei até 2011. Mas, na época, o preconceito era grande por eu ser mulher e lutar. Então eu acabei parando e só retornei em 2017, continuando até agora”.

A vida acadêmica iniciada há mais de três anos não atrapalhou a rotina de treinos e competições. O novo ouro se soma às outras 51 medalhas e 3 troféus, além do título de Campeã Brasileira de Karatê já conquistados anteriormente. Só no ano passado, foram 19 medalhas em competições oficiais de Karatê.

Luana é nascida em Currais Novos e atualmente mora na residência universitária da Ufersa, no campus de Caraúbas, onde faz o sexto semestre da graduação. A instituição parabenizou a atleta, assim como a Prefeitura de sua cidade natal.

“Que sua luta e determinação sejam exemplos para muitos jovens! A Prefeitura Municipal se sente honrada em fazer parte desta conquista tão importante”, escreveu o Executivo curraisnovense nas redes sociais.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.