Projeto que ensina a andar de bicicleta ocorre domingo (5) em Natal
Natal, RN 29 de mai 2024

Projeto que ensina a andar de bicicleta ocorre domingo (5) em Natal

4 de maio de 2024
3min
Projeto que ensina a andar de bicicleta ocorre domingo (5) em Natal
Foto: Joana Lima | Secom

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A praça Pedro Velho, ao lado do Palácio dos Esportes, no bairro de Petrópolis, vai receber mais uma edição da Escola Bike Anjo (EBA). No evento, que acontece neste domingo (5), os voluntários do projeto ensinam aqueles que não sabem andar de bicicleta a dar seus primeiros passos de pedal. A EBA vai disponibilizar aulas das 15h às 20h e a iniciativa é formada por uma grande comunidade que amplia os benefícios da bicicleta e de cidades mais humanas.

A Bike Anjo é uma rede de pessoas que acreditam na bicicleta como uma ferramenta para a transformação das pessoas e das nossas cidades. “Para nós, quanto mais gente pedalando, melhores serão as nossas cidades.”, defende o projeto. Na plataforma da iniciativa, o interessado pode encontrar ajuda para aprender e praticar suas pedaladas, recomendações de rotas, acompanhamento no trânsito e muito mais.

O projeto conta com a parceria da Prefeitura do Natal, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Esporte e Lazer, Escola Bike Anjo e a ACIRN – Associação de Ciclistas do Rio Grande do Norte. Carlos Milhor, diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da STTU, avalia que “a iniciativa prioriza a qualificação do espaço urbano a partir das necessidades das pessoas, a caminhabilidade e a circulação, além de promover o fortalecimento da região como atrativo para prática de esporte, lazer e atividades culturais.”

Conheça o projeto

O Bike Anjo surgiu em novembro de 2010 em São Paulo, quando um grupo de amigos cicloativistas começaram a acompanhar pessoas no trânsito para que elas participassem da “bicicletada pedal”, um evento que acontece toda última sexta-feira do mês em várias cidades do mundo. Foi assim que os amigos passaram a oferecer para passar no trabalho de cada um, surgindo assim o termo “Bike Anjo”, com um blog e um formulário conectando as pessoas que precisavam da ajuda de um amigo.

Depois disso, ao longo dos anos, o projeto cresceu e começou a se espalhar chegando em diversas cidades do Brasil. A iniciativa aceita doações de voluntários e realiza parcerias com instituições privadas e com as prefeituras das cidades sedes. Atualmente, o projeto conta com mais de 800 mil "anjos" cadastrados, atua em mais 800 cidades espalhados pelo Brasil e até no exterior.

Em Natal, o projeto acontece desde 2017 e ajuda ciclistas até os dias de hoje. Para se tornar um “bike anjo” e ajudar pessoas a andar de bicicleta, ou até mesmo querer aprender andar de bike, basta clicar aqui.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.