Atleta potiguar vai representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano
Natal, RN 26 de mai 2024

Atleta potiguar vai representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano

24 de abril de 2024
4min
Atleta potiguar vai representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano
Gabriela Cunha é atleta de Ginástica Rítmica da Associação de Ginástica de Natal (Aginat) desde 2021, quando foi consagrada campeã absoluta no Torneio Nacional. Em 2023, foi campeã brasileira juvenil por equipes. Imagem: cedida.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A atleta potiguar Gabriela Cunha, da Associação de Ginástica de Natal (Aginat), foi selecionada para o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica que acontece durante o mês de junho, na Guatemala. Ela será a representante do Brasil na categoria juvenil, junto a outras três atletas selecionadas de outros estados brasileiros. A seletiva aconteceu no último final de semana e contou com a preparação da técnica Gilmara Lira, diretora técnica da Aginat.

“A gente ficou muito feliz. Ter uma atleta na seleção é muito gratificante e nós ficamos muito honrados em poder representar o país, principalmente porque esse é um resultado de muito trabalho”, contou a técnica à Agência Saiba Mais.

A atleta Gabriela teve seu primeiro contato com a ginástica rítmica aos 6 anos de idade e hoje, aos 14 anos, já coleciona medalhas em diferentes aparelhos. Em 2021, seu primeiro ano, consagrou-se campeã absoluta no Torneio Nacional. No ano seguinte, Gabriela e Gilmara deram mais um passo importante rumo ao Campeonato Brasileiro Juvenil, no qual historicamente a atleta, aos treze anos, foi bronze no individual geral juvenil II, no aparelho bola. No ano passado, Gabriela firmou-se Campeã Brasileira Juvenil por equipes.

“Sempre foi um sonho, desde pequena, representar o Brasil em alguma competição e eu me sinto extremamente feliz em poder estar realizando esse sonho. A realização é fruto de muito treinamento. Tivemos um tempo muito curto para a preparação e saber que tudo deu certo é muito gratificante. O resultado me deixa mais motivada ainda para treinar mais, mais, mais, mais e alcançar todos os meus sonhos”, disse a atleta.

Gabriela treina quase diariamente por cinco horas a cada treino, incluindo preparação corporal, aquecimento, repetições e aulas de balé. Gilmara conta que, antes da notícia de representar o Brasil no Pan-Americano, a atleta já vinha treinando assiduamente, cerca de seis dias por semana. Agora, a ideia é continuar com os treinos para a competição em junho. “Vamos continuar com esse processo, lapidando para que a performance dela melhore ainda mais”, conta. “Temos um suporte da Confederação, que dá um feedback para melhorarmos”.

Recentemente, a atleta participou do Torneio Internacional AGIM CUP, na Ilha da Madeira, em Portugal, e foi vice campeã geral, campeã aparelho Arco, vice campeã aparelho Bola e vice campeã aparelho Maças competindo com atletas de todo o mundo. 

Sobre a AGINAT

A Associação de Ginástica de Natal é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde 2014. Surgiu do desejo de cinco treinadoras popularizar a Ginástica Rítmica (GR) e proporcionar a prática da modalidade, independente de classe social, dando a oportunidade de inclusão de atletas da rede pública de ensino, no intuito de incentivar a prática esportiva e mudar a vida dessas crianças através do mesmo. 

A associação desenvolve um trabalho totalmente gratuito, com cerca de 80 crianças entre 6 e 17 anos, em dois polos (Mãe Luiza e Caic). São captados possíveis talentos para que sejam levados para o centro de treinamento de rendimento para que possam competir e ganhar destaque no cenário nacional e internacional.

Nos últimos anos, a equipe de alto rendimento vem ganhando destaque nacional e internacional com títulos de campeão regional, brasileiro, sul americano, Pan-Americano, entre outros. E uma das atletas participou do mundial de Ginástica Rítmica representando o Brasil em 2019. Ano passado, várias das atletas foram campeãs nacionais.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.