Curso gratuito incentiva a produção e exibição de filmes
Natal, RN 25 de mai 2024

Curso gratuito incentiva a produção e exibição de filmes

14 de março de 2024
3min
Curso gratuito incentiva a produção e exibição de filmes
Renata Pyrrho, durante a produção do programa "Minha Casa Nosso Mundo", em exibição na TV Brasil e demais emissoras públicas | divulgação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A produtora cultural Renata Pyrrho vai ministrar remotamente, durante todas as segundas e quartas-feiras de abril, às 19h, o curso online "Vamos Fazer Um Filme e Exibir!", voltado à produção e exibição de filmes.

A iniciativa, gratuita, vai abordar temas como roteiro, acessibilidade no audiovisual, uso de inteligência artificial e estratégias de Comunicação e Marketing. Terá ainda um estudo das relações étnico-raciais, de gênero e cinema. O curso visa cobrir desde a introdução e concepção de um produto audiovisual até a pós-produção e finalização, incluindo captação de áudio, vídeo e edição de imagem.

Os encontros semanais serão divididos em dois momentos, com apresentações teóricas e exibição de filmes, seguidos por exercícios práticos de desenvolvimento de um curta-metragem e produção de uma mostra de filmes para o público externo. Ao final, o curso vai encerrar com uma mostra audiovisual exibindo os filmes produzidos durante as aulas.

Comprometido com a promoção da diversidade, o projeto garante a reserva de vagas para mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+, PCDs e outros grupos sociais prioritários. A iniciativa visa criar um ambiente inclusivo e representativo no cenário audiovisual.

Para Renata Pyrrho, ministrar esta sexta edição do curso, em um cenário de retomada das artes e cultura no país, é vivenciar um sonho. Sua missão vai além de compartilhar conhecimento, celebra a diferença, inclusão social e acessibilidade na cultura, trazendo luz aos desafios impostos pelos racismos e sexismo na indústria audiovisual, contribuindo para um ambiente mais diversificado, igualitário e representativo.

O curso é uma iniciativa da Pypod Produções e foi aprovado no processo de Seleção Pública 024/2023 de apoio financeiro ao audiovisual do município de Natal realizado pela Secult/Funcarte, Prefeitura Municipal de Natal/RN, através da Lei Paulo Gustavo.

As inscrições estão abertas aqui. Cada participante receberá um certificado de 40 horas complementares.

A ministrante

Renata Pyrrho é uma profissional multifacetada, com mestrado em Estudos da Mídia e graduação em Jornalismo e Rádio e TV, pela UFRN. Atuando na televisão e cinema, destacou-se como roteirista, diretora e produtora. Sua dedicação à diversidade é evidente, como curadora de eventos que promovem realizadoras cis, trans e não bináries. Também é reconhecida por seu engajamento em questões ambientais, atuando como Júri Técnico em festivais de cinema. Sua pesquisa se concentra em integrar teorias da comunicação e do cinema aos estudos de gênero e raça, em uma perspectiva Mulherista Africana.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.