Premiado documentário “AMANHÔ será exibido em Natal 
Natal, RN 29 de mai 2024

Premiado documentário “AMANHÔ será exibido em Natal 

15 de março de 2024
3min
Premiado documentário “AMANHÔ será exibido em Natal 
A sessão de sábado inaugura um ciclo de sessões na Pinacoteca Potiguar. | Foto: Reprodução/ Descoloniza Filmes

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Gambiarra Cineclube, em parceria com a distribuidora Descoloniza Filmes, vai exibir o documentário "AMANHÃ" em Natal/RN. O evento vai acontecer neste sábado (16), às 14h, na Pinacoteca Potiguar e conta com entrada gratuita. Além do filme, a sessão especial será acompanhada de uma conversa com os convidados Carlos Segundo e Ariane Mondo.

O documentário, dirigido por Marcos Pimentel, retrata universos sociais distintos, devido a separação causada pela Barragem Santa Lúcia, em Belo Horizonte. O filme vai mostrar as vidas das crianças dos dois lados da barragem em 2002. Para isso, o longa vai abordar suas atividades cotidianas, sonhos e aspirações para o futuro. Vintes anos depois, o espectador é levado a conhecer a vida dessas crianças e como as transformações sociais do Brasil mudaram seu modo de viver.  

O documentário estreou no festival “É Tudo Verdade 2023” e ganhou o prêmio de melhor longa pelo Júri Popular na Competitiva do FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul, e também recebeu uma menção honrosa no PirenópolisDoc, o Festival de Cinema Documentário. de Goiás. Na capital potiguar, o filme vai estrear com o Gambiarra Cineclube, na primeira atividade do clube em 2024 e inaugurando uma série de atividades na Pinacoteca Potiguar. 

Gambiarra Cineclube quer democratizar cinema 

O Gambiarra Cineclube tem como missão democratizar o acesso à produção cinematográfica e promover a acessibilidade sociocultural potiguar. Pensando nisso, o clube traz essa estreia inédita para Natal com o intuito de fortalecer a promoção da cultura gratuita. 

“Além de abordar temáticas relevantes, como os encontros e desencontros da sociedade brasileira, a sessão também chama a atenção para a necessidade de ampliar o acesso à produção audiovisual brasileira em território potiguar. O apoio da Secretaria de Cultura/Fundação Capitania das Artes da Prefeitura do Natal através da Lei Paulo Gustavo é fundamental para viabilizar iniciativas como essa, que promovem a democratização da cultura e o diálogo entre realizadores e o público”, destacou Marcone Soares, um dos membros organizadores do Gambiarra.

O Gambiarra Cineblube é um projeto de exibição audiovisual que nasceu em 2023 e que acontece de forma independente e itinerante em Natal. Um dos objetivos do clube é oferecer sessões de cinema gratuitas e abertas para o público, com o intuito de promover a acessibilidade sociocultural. 

Além disso, outro pilar do clube é a reflexão crítica e criativa em torno do cinema. Por isso, o projeto busca estimular discussões estéticas, sociais e visuais nas suas obras. Participam do projeto Ana Carol, Danilo dos Santos, Maria Sucar, Luca Delmas, Mariana Cabral e Marcone Soares. Para mais informações, basta acessar as redes sociais do clube: @cinegambiarra.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.