Festival celebra mostras audiovisuais negras e indígenas
Natal, RN 13 de abr 2024

Festival celebra mostras audiovisuais negras e indígenas

4 de março de 2024
3min
Festival celebra mostras audiovisuais negras e indígenas
Imagem: Divulgação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Festival Cineoka, realizado em parceria entre a Odara Produtora e Sítio Histórico Gamboa do Jaguaribe, traz uma oportunidade para destacar o protagonismo de realizadores indígenas e negros no cenário audiovisual. O evento acontece nos dias 13 de abril, 11 de maio e 08 de junho de 2024.

Com recursos da Lei Paulo Gustavo do município de Natal, o festival cineoka tem como objetivo promover o respeito e o conhecimento acerca das pluralidades indígenas e negras. Por meio das mostras audiovisuais, a atividade visa aproximar o público para debates e reflexões no que diz respeito às múltiplas identidades não-brancas que compõem majoritariamente a sociedade, proporcionando um espaço para debates, reflexões e exibição de produções audiovisuais.

Ta'angahara (Fábio de Oliveira), diretor, produtor e roteirista da Odara Produtora e do Sítio Gamboa do Jaguaribe, ressalta a visibilidade que esse evento traz para essas produções. “O Festival Cineoka é de fundamental importância para os movimentos indígenas e negro, pois além de visibilizar produções audiovisuais realizadas por pessoas destes contextos, traz luz a diálogos para ações e reflexões sobre diversas questões que atravessam nossas identidades”, afirma. 

“Sem falar [da importância] da sessão de cinema aberta ao público em uma zona de proteção ambiental na zona norte de Natal, muitas vezes desprovida de acesso à cultura”, conclui o produtor.

Nos três dias de festival, serão exibidas produções audiovisuais realizadas por pessoas negras e indígenas que serão previamente selecionadas em âmbito nacional. Além das mostras, o festival cineoka contará com apresentações culturais diversas, jogos indígenas, diálogos e exposições de produtos e serviços em feira de economia criativa no local.

As sessões acontecerão aos sábados dos dias já mencionados, às 14h, aberta ao público de forma gratuita no Sítio Histórico e Ecológico Gamboa do Jaguaribe, localizado na rua Portinho, 90, no bairro Redinha, próximo ao edifício Riverside.

Inscrições para expositores

As inscrições para a exibição de produções audiovisuais já foram encerradas, mas para quem deseja expor seus produtos e serviços durante o Festival Cineoka, é possível realizar o cadastro neste link.

Apoio e realização

O Festival Cineoka é uma realização da Odara Produtora e Gamboa do Jaguaribe e conta com recursos da Prefeitura de Natal, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal e apoio da Articulação Negra, Indígena e Cigana do Audiovisual e Cinema do Rio Grande do Norte (ANICAC/RN).

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.