Filarmônica da UFRN abre temporada de Concertos 2024
Natal, RN 16 de abr 2024

Filarmônica da UFRN abre temporada de Concertos 2024

2 de março de 2024
4min
Filarmônica da UFRN abre temporada de Concertos 2024
Foto: Cícero Oliveira Agecom/UFRN)

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Neste sábado, (2) a Filarmônica da UFRN promove o concerto As Quatro Estações, uma canção e um Vocalise, a partir das 18h, na Igreja Nossa Senhora da Apresentação, no bairro Cidade Alta. A apresentação marca a abertura da temporada 2024 e o início do 3º Festival Szymanowski no Brasil.

Na ocasião, serão apresentadas obras dos compositores Giovanni Gabrieli, Antonio Vivaldi e Wojciech Kilar, considerados grandes influências na música. O momento conta com a presença de dois solistas, a soprano potiguar Alzeny Nelo e o violinista polonês Mariusz Monczak, que também é o diretor artístico do 3º Festival Szymanowski no Brasil.

Para esse concerto, os organizadores optaram por trazer um repertório não muito comum das orquestras de grande porte, já que a maioria das músicas executadas estão enquadradas no estilo barroco. “Foi escrita para grupos de pequena quantidade de integrantes. É uma quebra de paradigma, mas que achamos interessante mostrar a possibilidade desse repertório, inclusive dentro da acústica para que ele foi pensado”, diz o regente, André Muniz.

O maestro escolheu a peça Canzon Pian’ e Forte para abrir o concerto. O ato musical foi escrito em 1618 por Giovanni Gabrieli para o naipe dos metais, que corresponde aos instrumentos trompas, trompetes, trombones, tubas e eufônios. Em seguida, será apresentada a obra principal da noite: As Quatro Estações, de Vivaldi. Composta entre 1718 e 1720, retrata musicalmente paisagens e sensações de cada uma das estações do ano.

Para encerrar a noite, a soprano Alzeny Nelo apresenta Vocalise de Kilar, obra composta em 1999 para o filme O Último Portal, e que será apresentada em Natal pela primeira vez. Wojciech Kilar foi um dos maiores compositores poloneses do século XX, atingiu grande renome tanto por peças de concerto, como por colaborações para o cinema.

O grupo de 50 integrantes é formado exclusivamente por alunos da UFRN, oriundos dos cursos técnico, licenciatura, bacharelado e mestrado em Música.

UFRN e Polônia


O Festival Szymanowski no Brasil é um evento organizado em parceria entre a Escola de Música da UFRN e a Fundacja Ars Activa, instituição polonesa. O nome do evento se refere a Karol Szymanowski, renomado compositor da Polônia. O professor da EMUFRN e organizador do evento, Durval Cesetti, explica que a escolha também tem a ver com o violinista polonês Mariusz Monczak. “Tanto eu como Mariusz fizemos nossos doutorados em Montreal a respeito deste compositor. Eu sobre suas obras de piano e ele sobre as peças para violino. Então, o nome do festival foi certamente uma escolha natural”, relata o docente.

Neste ano, a 3ª edição do festival tem concertos programados para a Pinacoteca Potiguar, Auditório Onofre Lopes (EMUFRN), Igreja Nossa Senhora da Apresentação e na Igreja do Galo. Além de concertos em Tibau do Sul e no Habitat Marte, em Caiçara do Rio do Vento. O evento também conta com palestra da musicóloga Ewa Monczak, no dia 04 de março, às 18h, no Auditório Oriano de Almeida (EMUFRN). Há ainda masterclasses e atividades educacionais. A programação completa pode ser conferida no Instagram da EMUFRN.

Com informações da Agecom UFRN

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.