Retomada do Na Trilha da Democracia tem participação de Suplicy
Natal, RN 27 de abr 2024

Retomada do Na Trilha da Democracia tem participação de Suplicy

8 de março de 2024
5min
Retomada do Na Trilha da Democracia tem participação de Suplicy
Imagem: Reprodução/BBC

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

No próximo dia 31, o golpe civil-militar brasileiro completa 60 anos. Em alusão a essa data, o ADURN-Sindicato, entidade que representa os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), recebe o economista, professor e deputado estadual de São Paulo, Eduardo Suplicy, na retomada do projeto Na Trilha da Democracia. O evento acontece no dia 14 de março (quinta-feira), às 19h, no auditório Otto de Brito Guerra, localizado na reitoria da UFRN.

O ciclo de debates Na Trilha da Democracia foi criado em 2016. Como afirma o ADURN, o projeto “é um marco na luta da entidade pela retomada do Estado Democrático de Direito, após o golpe sofrido pela ex-presidenta Dilma Roussef”

“O objetivo da atividade que ocorre no próximo dia 14 é mobilizar a sociedade em torno da discussão sobre a defesa da legalidade democrática, ampliando o diálogo para  encontrar soluções que levem  o Brasil a reencontrar os caminhos do desenvolvimento, da tolerância, do respeito às diferenças, da convivência democrática e solidária”, afirmou o sindicato.

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para participar da atividade é necessário se inscrever previamente por meio do link disponível aqui. O público geral pode se inscrever das 9h do dia 7 às 18h do dia 8 de março.

Após as inscrições, é necessário que os(as) inscritos(as) façam a retirada das pulseiras de acesso ao evento, nos dias 11 e 12 de março, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede do ADURN-Sindicato - localizada no Setor de Aulas II do Campus Central da UFRN, em Natal - apresentando um documento de identificação com foto. Caso a retirada da pulseira não seja feita no prazo estipulado, a inscrição será cancelada.

Eduardo Suplicy

Eduardo Matarazzo Suplicy é um economista, professor universitário, administrador de empresas e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi senador por 24 anos, o primeiro eleito pelo Partido dos Trabalhadores, em 1990, e reeleito em 1998 e 2006. 

É graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) e em Economia pela Universidade Estadual de Michigan (EUA), onde também concluiu seu Mestrado e Doutorado (PhD). Em 2 de fevereiro de 2016, recebeu também o título de Doutor Honoris Causa da Université Catholique de Louvain (UCL/Bélgica). Entre os anos 60 e 70, foi professor-visitante na Universidade de Stanford, também nos Estados Unidos. Tornou-se professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas em 1966, onde chegou a ser professor-titular e lá lecionou até se aposentar em 2012. 

Contribuiu com artigos para diversos veículos de imprensa ao longo de sua carreira, como o jornal Última Hora e o Jornal da Tarde. Em 1975, foi editor de economia da Revista Visão, onde trabalhou com Vladimir Herzog. De 1976 a 1980 foi redator de artigos de economia para a Folha de S.Paulo. 

Em 44 anos de vida pública, se elegeu deputado estadual (1978), deputado federal (1982), e vereador em 1988, 2016 e 2020, recebendo a maior votação nas três eleições entre todos os candidatos eleitos no Brasil. Recentemente, em 2022, foi eleito Deputado Estadual por São Paulo com a maior votação, 807.015 votos. 

Em 2014, convidado pelo então prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), ocupou a Secretaria de Direitos Humanos. Dedicou sua vida ao estudo de programas de distribuição de renda contra a grave desigualdade social no Brasil. Em 1991, apresentou no Senado o Programa de Renda Mínima. Em 1994, após conhecer a BIEN – Basic Income Earth Network, passou a defender a proposta da Renda Básica de Cidadania, universal e incondicional. 

Desde então já realizou inúmeras palestras e cursos, e escreveu livros, artigos e projetos a respeito do tema. Em 8 de janeiro de 2004, o Brasil se tornou o primeiro país no mundo a ter uma lei de sua autoria instituindo uma Renda Básica de Cidadania, a Lei 10.835, sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Serviço

Na Trilha da Democracia - Eduardo Suplicy

Data: 14 de março de 2024

Horário: 19h

Local:  Auditório Otto de Brito Guerra - Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus central.

Inscrições para docentes sindicalizados: das 9h do dia  4 às 18h do dia 6 de março

Inscrições para o público geral (vagas remanescentes): das 9h do dia 7 às 18h do dia 8 de março

Retirada de pulseiras: dias 11 e 12 de março, das 8h às 12h e das 13h às 17h

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.