Seminário homenageia freira que escreveu sobre história de Extremoz
Natal, RN 26 de mai 2024

Seminário homenageia freira que escreveu sobre história de Extremoz

13 de março de 2024
3min
Seminário homenageia freira que escreveu sobre história de Extremoz

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Irmã Maria Dionice, religiosa e pioneira na publicação de um livro sobre a História de Extremoz, município da Grande Natal, será homenageada em um seminário no dia 20 de abril.

O evento no CEEP Hélio Xavier começará às 14h e terá uma mesa de abertura, seguido de uma discussão sobre a biografia da freira, além de debates sobre o pioneirismo de sua obra e a atualidade da “História de Estremoz”, — assim, com “s” mesmo” —, livro que publicou em fevereiro de 1997 pelo Sebo Vermelho. O seminário é uma iniciativa do professor Leandro Soares e é organizado pela Academia Extremozense de Letras. A ideia para organizar o seminário, conta Leandro, surgiu a partir do lançamento do seu próprio livro, “Extremoz em Prosa”. No livro, há um capítulo com a biografia da irmã Dionice, chamado “A mulher por trás da escritora”.

SAIBA MAIS: Professor resgata história de Extremoz em livro gratuito

E ao conversar com familiares, pessoas que conviveram com ela, para a feitura desse texto, eu acabei descobrindo uma história fascinante. Porque ela, além de ser a pioneira na única obra que conta a história da cidade — isso por si só já é um legado inestimável — também foi uma missionária da Igreja Católica”, explica o escritor.

A Irmã Dionice pertencia à Ordem das Filhas de Sant’ana. Além do trabalho em Extremoz, também passou por outros estados, como Bahia e Pernambuco, além de Angola, no continente africano, onde morreu em 2014.

Lá na África tem um centro social que leva o nome dela, e eu fiquei muito surpreso em descobrir que em Extremoz ela era pouquíssimo conhecida. E aí com muitas pessoas lendo o texto, foi natural o questionamento: quem foi Irmã Maria Dionice. Muitos não associavam a obra à autora, e aí eu entendi que a realização de um evento público para homenagear essa autora e celebrar o legado seria pertinente, sobretudo porque agora no mês de abril estará completando 10 anos do seu falecimento”, conta o escritor.

O evento terá a participação de professores, escritores, poetas, historiadores, de Extremoz e do Rio Grande do Norte. Em seu trabalho social, a religiosa foi uma das fundadoras do bairro Novo Horizonte e também ajudou a construir a Escola Municipal Dona Silvana.

O legado dela é inestimável para a cidade, seja na parte historiográfica com o livro, seja na parte social e na educação também. Infelizmente ainda não teve o reconhecimento devido na cidade. Eu desconheço qualquer coisa em homenagem ao nome dela. E o seminário também vem nesse sentido, de lembrar o nome dela e de homenageá-la e quem sabe daqui para frente a Prefeitura se sensibiliza e coloca o nome dela em homenagem em alguma escola, algum prédio que valoriza a cultura e a história da cidade”, espera Leandro Soares.

As inscrições para o seminário são gratuitas e já estão abertas, clicando neste link.

Serviço

O que? I Seminário Irmã Maria Dionice

Onde? CEEP Hélio Xavier, Extremoz

Quando? 20 de abril, a partir das 14h

Como participar? Inscrições abertas e gratuitas neste link.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.