Seminário homenageia freira que escreveu sobre história de Extremoz
Natal, RN 9 de mai 2024

Seminário homenageia freira que escreveu sobre história de Extremoz

13 de março de 2024
3min
Seminário homenageia freira que escreveu sobre história de Extremoz

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Irmã Maria Dionice, religiosa e pioneira na publicação de um livro sobre a História de Extremoz, município da Grande Natal, será homenageada em um seminário no dia 20 de abril.

O evento no CEEP Hélio Xavier começará às 14h e terá uma mesa de abertura, seguido de uma discussão sobre a biografia da freira, além de debates sobre o pioneirismo de sua obra e a atualidade da “História de Estremoz”, — assim, com “s” mesmo” —, livro que publicou em fevereiro de 1997 pelo Sebo Vermelho. O seminário é uma iniciativa do professor Leandro Soares e é organizado pela Academia Extremozense de Letras. A ideia para organizar o seminário, conta Leandro, surgiu a partir do lançamento do seu próprio livro, “Extremoz em Prosa”. No livro, há um capítulo com a biografia da irmã Dionice, chamado “A mulher por trás da escritora”.

SAIBA MAIS: Professor resgata história de Extremoz em livro gratuito

E ao conversar com familiares, pessoas que conviveram com ela, para a feitura desse texto, eu acabei descobrindo uma história fascinante. Porque ela, além de ser a pioneira na única obra que conta a história da cidade — isso por si só já é um legado inestimável — também foi uma missionária da Igreja Católica”, explica o escritor.

A Irmã Dionice pertencia à Ordem das Filhas de Sant’ana. Além do trabalho em Extremoz, também passou por outros estados, como Bahia e Pernambuco, além de Angola, no continente africano, onde morreu em 2014.

Lá na África tem um centro social que leva o nome dela, e eu fiquei muito surpreso em descobrir que em Extremoz ela era pouquíssimo conhecida. E aí com muitas pessoas lendo o texto, foi natural o questionamento: quem foi Irmã Maria Dionice. Muitos não associavam a obra à autora, e aí eu entendi que a realização de um evento público para homenagear essa autora e celebrar o legado seria pertinente, sobretudo porque agora no mês de abril estará completando 10 anos do seu falecimento”, conta o escritor.

O evento terá a participação de professores, escritores, poetas, historiadores, de Extremoz e do Rio Grande do Norte. Em seu trabalho social, a religiosa foi uma das fundadoras do bairro Novo Horizonte e também ajudou a construir a Escola Municipal Dona Silvana.

O legado dela é inestimável para a cidade, seja na parte historiográfica com o livro, seja na parte social e na educação também. Infelizmente ainda não teve o reconhecimento devido na cidade. Eu desconheço qualquer coisa em homenagem ao nome dela. E o seminário também vem nesse sentido, de lembrar o nome dela e de homenageá-la e quem sabe daqui para frente a Prefeitura se sensibiliza e coloca o nome dela em homenagem em alguma escola, algum prédio que valoriza a cultura e a história da cidade”, espera Leandro Soares.

As inscrições para o seminário são gratuitas e já estão abertas, clicando neste link.

Serviço

O que? I Seminário Irmã Maria Dionice

Onde? CEEP Hélio Xavier, Extremoz

Quando? 20 de abril, a partir das 14h

Como participar? Inscrições abertas e gratuitas neste link.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.