Versos do averso para as mulheres
Natal, RN 23 de mai 2024

Versos do averso para as mulheres

9 de março de 2024
5min
Versos do averso para as mulheres

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Maria, Maria, mulher é um dom

Nunca tive mulheres de nenhuma das cores.

mulheres não são posse, nem objetos

muito menos coisas.

Mulheres cabeças, equilibradas

mulheres amores. Mulheres amadas.

Que me fizeram feliz e ainda me fazem.

Não sei nem quero saber como pisar no coração de uma mulher.

Nunca fui mulher eu sei, mas vejo suas lutas diárias.

Vítimas de preconceitos com duras batalhas.

Mulher, quem sempre admirei.

Mulher mãe, professora, amiga, colega, gestora,

do lar, empresária, namorada ou doutora.

Mulher forte e guerreira,

E não a do sexo frágil.

Pois lutam todos os dias.

Frágil são os homens do patriarcado,

Que sentam em seus privilégios,

e a arrotam ignorância e machismos

que deveriam nem ter existido

ou sido deixados lá no passado.

Uma súplica aos homens.

Desde pequeno ouço que menino tem que fazer coisa de menino e as meninas precisam fazer coisas de meninas. Sou homem cis, fruto de uma sociedade machista e misógina. Onde as cores, as tarefas do lar, os brinquedos, os esportes, tudo tem um sexo definido. Uma sociedade em que chorar é coisa de menininha. Homem que é homem não chora. Essas são apenas algumas das coisas que nos são ditas de maneira errada desde muito jovens.

Na contramão desse modelo de sociedade, tive uma educação em um lar orientado por uma grande mulher, que me ensinou desde cedo que eu podia sim varrer o chão da minha casa, lavar a louça ou mesmo um banheiro que nada iria afetar a minha essência de homem. Tive irmãs com as quais brinquei diversas vezes de bonecas, de casinha, de panelinhas, e nada disso me constituiu mais ou menos homem. Até mesmo meu pai certa vez comentou que eu estava sendo criado para ser um “marica”, mas nada disso me afetou, pois sempre tive meus valores como pessoa fundamentados numa base sólida de igualdade, respeito e dignidade da pessoa humana, seja qual for o sexo/gênero.

Diante disso tudo... Nós homens precisamos de uma vez por todas nos despir do machismo estrutural que está inserido em nossa sociedade. O mundo de hoje não tem mais vez para as múltiplas formas de violência contra a mulher que infelizmente ainda vemos nos dias atuais, em pleno ano de 2024. É revoltante ler a notícia publicada essa semana que aqui no Brasil, no ano de 2023 a cada 6 horas, uma mulher foi morta vítima de feminicídio. Que país é esse? Isso porque vivemos numa democracia. Esse é um dado que deveria chocar todo e qualquer homem. A ponto de fazê-lo repensar todos os seus atos, bem como buscar transformar os demais homens de seu círculo familiar e de amizades.

Você que é casado, você não ajuda em casa porque é bom não! Você não ajuda. Sua esposa não precisa de ajuda. Você tem o dever de dividir com ela as funções da casa. Fazer as tarefas de uma casa não é ajuda, é sua responsabilidade tanto quanto é dela. Se você é pai, seu dever é cuidar igualmente de seu filho ou filha. Você que acha que pagar sua pensão alimentícia da criança é o suficiente, dizendo que está fazendo sua parte, está errado. Ser pai é muito mais que isso. Não é obrigação apenas da mulher cuidar dos filhos, lembrem-se disso.

Sou de uma geração em que existem muitos pais que deixaram seus filhos e filhas nas mãos das mães e foram cuidar de suas vidas, largando a mulher com toda a carga que é ser trabalhadora, dona de casa, mãe e mais diversas outras funções e jornadas.

Nós homens precisamos sim reconhecer que somos machistas, pois fomos criados em cima de valores machistas do patriarcado. Não é porque eu amo minha mãe, minha namorada, minha irmã, que eu não sou machista. Não ser machista é não praticar nenhum ato de violência, assédio, desrespeito ou depreciação das mulheres. Só a partir disso, que conseguiremos quebrar com o machismo estrutural de uma vez por todas e transformar a nossa sociedade num espaço em que todos e todas possam coexistir de maneira harmônica e com equidade.

As mulheres merecem viver simplesmente pelo fato de serem mulheres, nada mais. Não só nessa semana do dia 8 de março que se passou, mas em todos os 366 dias desse calendário bissexto de 2024, desejo a vocês mulheres parabéns. Vocês estão de parabéns por resistirem a tantas formas de opressões e violências por tantos anos e seguirem lutando, cada vez mais fortes, dia após dia. Parabéns por cada vez mais se unirem para conquistar os direitos que lhe são justos. Parabéns por serem fortes e por me ensinarem a tentar ser um homem cada vez melhor e menos machista.

Viva a vida das mulheres!

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.