Roda de samba com Valéria Oliveira agita Alecrim neste sábado (27)
Natal, RN 18 de mai 2024

Roda de samba com Valéria Oliveira agita Alecrim neste sábado (27)

27 de abril de 2024
3min
Roda de samba com Valéria Oliveira agita Alecrim neste sábado (27)
Foto: Luana Tayze

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os amantes do samba têm um encontro marcado com a música neste sábado (27) no bairro do Alecrim, em Natal. É o Samba de Arruar, projeto realizado pela artista potiguar Valéria Oliveira que acontece gratuitamente até junho no último sábado de cada mês, na Praça Gentil Ferreira, a partir das 12h, seguindo até 15h.

Nesta segunda edição, o evento reunirá mais de 10 artistas, unindo uma nova geração de musicistas e músicos de carreira para levar alegria e cultura aos clientes, lojistas e amantes do samba da capital potiguar nas últimas horas de funcionamento do comércio local.

Na programação musical da edição de abril estão Valéria Oliveira na voz e cavaco, Kelliney Silva na voz e percussão, Jubileu Filho no 7 cordas, Cezinha Sampaio no banjo e cavaco, além de Mirelly Angélica, Deny Nascimento e Ninho Brasil nas percussões. A festa ainda terá como convidados especiais os cantores Dodora Cardoso, Rafaela Brito, Rafael Barros e Rico Dias.

Um dos objetivos é incentivar a participação de mulheres nas rodas de samba da capital. Por isso, o projeto trouxe convidadas que atuam no mundo do samba e em movimentos femininos de ocupação de espaços. A cantora Dodora Cardoso é integrante do coletivo Mulheres na Roda de Samba Natal e grande defensora da música potiguar. Já Rafaela Brito, além de cantora, também é percussionista e professora de percussão do Batuque de Mulheres, projeto de musicalização do Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes (GAMI/RN).

Por sua vez, a idealizadora do projeto, Valéria Oliveira, atua há 33 anos na música como artista, e há pelo menos 10 anos com o movimento do samba potiguar. Ela também integra o coletivo Mulheres na Roda de Samba de Natal.

“Meu desejo é oferecer mais um espaço para a prática de mulheres instrumentistas em rodas de samba. No Samba de Arruar, a cada nova edição vamos chamar novas instrumentistas e cantoras para divulgar e valorizar o trabalho dessas mulheres”, explica Valéria.

A primeira temporada do Samba de Arruar teve início em março. Depois deste sábado (27 de abril), ainda será realizado em 25 de maio e 29 de junho. A escolha da Praça Gentil Ferreira (Praça do Relógio) como o palco do samba não foi à toa. É que o local já foi palco de grandes manifestações culturais, artísticas e até políticas na história de Natal. Esse histórico também motivou a escolha por iniciar o projeto no local, diz Valéria Oliveira, ressaltando que o Alecrim é uma área cultural que já abrigou cinemas, teatros e muitas atividades culturais.

SERVIÇO

Samba de arruar – Roda de samba com Valéria Oliveira e convidados 

Sábado, dia 27 de abril, às 12h, na Praça Gentil Ferreira, Alecrim

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.