Deputados do RN têm até dia 12 para indicar nomes para conselheiro do TCE
Natal, RN 1 de jul 2024

Deputados do RN têm até dia 12 para indicar nomes para conselheiro do TCE

6 de junho de 2024
3min
Deputados do RN têm até dia 12 para indicar nomes para conselheiro do TCE
Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte | Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) encaminhou para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) um comunicado informando a vacância do cargo do conselheiro Tarcísio Costa, que se aposentou em maio. 

Na sessão plenária desta quarta-feira (05), o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB) realizou a leitura do ofício do TCE, esclarecendo que o preenchimento da vaga aberta no Tribunal será realizado por indicação da Assembleia. 

"Caberá às bancadas, partidos ou blocos as escolhas de seus candidatos, indicando-os à Mesa com seus respectivos currículos, no prazo de 5 dias após esta comunicação", disse.

Assim, os nomes precisarão ser entregues até 12 de junho, por meio de protocolo junto à Diretoria Legislativa da Casa. 

"Após formalizadas as indicações, esta Presidência dará conhecimento público das candidaturas por meio do Diário Eletrônico da Assembleia, marcando sessão secreta para a escolha do próximo conselheiro", disse o deputado.

O ofício foi entregue pessoalmente pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Gilberto Jales, ao presidente da ALRN.

O futuro conselheiro, a ser indicado pelos deputados, vai substituir Tarcísio Costa, que se aposentou em 24 de maio após 30 anos de serviços prestados ao controle externo potiguar. Tarcísio é irmão do ex-deputado e ex-governador Vivaldo Costa. A vaga deixada pelo conselheiro será ocupada após escolha e indicação da ALRN.

Nos bastidores, dois nomes travam uma disputa interna pela indicação, em busca dos votos dos colegas: os deputados Gustavo Carvalho (PSDB) e George Soares (PV).

Será a segunda mudança recente na Corte de contas, já que neste ano houve a aposentadoria da conselheira Maria Adélia Sales. Neste caso, considerando que a vaga de Sales tinha sido ocupada por indicação do chefe do Poder Executivo, vinculada à carreira de Conselheiro Substituto, cabe à Governadora do Estado fazer a indicação do novo membro, também vinculado a essa carreira. A lista tríplice foi enviada no final de abril contendo os nomes de Antônio Ed de Souza Santana, Ana Paula de Oliveira Gomes e Marco Antônio Montenegro.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.