Homenageando mulheres, projeto “Rimas Potiguares” estreia nesta sexta 
Natal, RN 9 de mai 2024

Homenageando mulheres, projeto “Rimas Potiguares” estreia nesta sexta 

22 de março de 2024
3min
Homenageando mulheres, projeto “Rimas Potiguares” estreia nesta sexta 
Maria Soledade é violeira e repentista | Foto: divulgação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar


O projeto “Rimas Potiguares”, da Fundação José Augusto, estreia nesta sexta-feira (22) na Pinacoteca do Estado. O evento é gratuito,  começa às 19h e vai contar com apresentações de poetas, repentistas e cordelistas.

Em homenagem ao mês da mulher, a edição de estreia terá uma programação feminina com fortes nomes da cultura popular. Passam pelo evento, grandes nomes da cultura repentista violeira, como Santinha Maurício, de Pernambuco, e Maria Soledade, da Paraíba. As cordelistas potiguares Tonha Mota e Cláudia Borges e as poetas da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins, Adélia Costa e Lúcia Eneida também participam do projeto. 

Santinha Maurício, nasceu em Pernambuco, começou na profissão com 18 anos, em 1968, e até hoje não perde uma roda de viola, repente e cantoria. Já Maria Soledade, que é paraibana, é conhecida pela desenvoltura com que maneja a viola e o verso improvisado. A repentista é um exemplo nesse universo, que é dominado por homens, e mesmo sem apoio construiu uma carreira sólida e hoje é referência na cultura. 

Os poetas Felipe Pereira e Helânio Moreira e outras apresentações culturais fecham a programação. O que significa que cada apresentação vai contar com a participação de artistas potiguares e da região Nordeste, assim como representantes de outras manifestações da arte popular.

Projeto é itinerante e vai percorrer todo o estado 

O evento, que vai reunir poetas repentistas para realizar rimas improvisadas ao som da viola, tem sido prometido para acontecer mensalmente, sempre na última sexta-feira do mês. A edição de abril, inclusive, já tem data e local marcado: vai ser no dia (27), na Casa de Cultura Sobrado da Baronesa, em Assú, que é conhecida popularmente como a terra dos poetas potiguares.

Segundo Gilson Matias, diretor da Fundação José Augusto (FJA), o “Rimas Potiguares” tem o objetivo de percorrer todo o Rio Grande do Norte, com as edições mensais pensadas em promover a cultura do estado. Além disso, cada edição terá como carro-chefe a cantoria de viola e também outras manifestações culturais que envolvam rimas, como o coco de roda, o cordel, o repente e o hiphop. 

O projeto “Rimas Potiguares” é uma realização do Governo do Estado, por meio do gabinete da Secretária Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto.

Serviço

Rimas Potiguares

  • 22 de março de 2024
  • 19h  
  • Gratuito 
  • Pinacoteca do Estado - Praça Sete de Setembro, s/n - Cidade Alta, Natal (RN)

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.