Dirigente do PCdoB diz que candidatura de Antenor Roberto a suplente de senador está sendo discutida nacionalmente com o PT
Natal, RN 28 de abr 2024

Dirigente do PCdoB diz que candidatura de Antenor Roberto a suplente de senador está sendo discutida nacionalmente com o PT

29 de abril de 2022
3min
Dirigente do PCdoB diz que candidatura de Antenor Roberto a suplente de senador está sendo discutida nacionalmente com o PT

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O PCdoB não abre mão de ter o vice-governador Antenor Roberto na primeira suplência de senador, na chapa que está sendo montada pela governadora Fátima Bezerra (PT). A afirmação é do presidente do diretório de Natal do partido, Jan Varela, que à reportagem da Agência Saiba Mais afirmou que "a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, e a presidente do PT, Gleisi Hoffman estão em diálogos constantes sobre a situação de Antenor e da chapa no Rio Grande do Norte".

"Também estamos em reunião permanente com a governadora Fátima Bezerra e com a direção estadual do PT. Entendemos a importância da chegada do MDB, mas também entendemos que Antenor precisa ser indicado como primeiro suplente de senador", enfatiza Jan. O PCdoB insistiu na repetição da chapa vitoriosa em 2018 com Fátima Bezerra e Antenor Roberto, mas o ex-presidente e pré-candidato Lula costurou aliança do PT com o MDB, o que colocou o deputado federal Walter Alves como provável candidato a vice-governador.

Segundo Jan, "a chapa hoje já tem PT, MDB, PDT e o PV pleiteia a indicação para a segunda suplência de senador. Portanto, dentro da lógica de contemplar na chapa além dos aliados, todos os partidos da federação, nada mais evidente que o PCdoB, através de Antenor, ocupar o espaço da primeira suplência". A federação partidária foi efetivada nacionalmente com PT, PV e PCdoB.

Como o senador Jean Paul Prates (PT) foi preferido pelo seu partido para tentar reeleição em virtude de Fátima ter feito acordo com o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) como candidato da chapa ao Senado, havia a possibilidade do ser oferecida ao petista a primeira suplência. É outro ponto para as conversas entre PT e PCdoB em âmbito nacional, até porque em uma eventual vitória de Lula para presidente da República, o nome de Jean Paul estaria cotado para cargo de alto escalão no Ministério de Minas e Energia ou na Petrobras.

Jan Varela registrou que o partido, em reunião de sua Comissão Política Estadual realizada no último dia 20, aprovou resolução onde cobra do PT a confirmação do nome de Antenor na chapa. "Surpreendente, o Partido dos Trabalhadores ameaça a continuidade do PCdoB na primeira suplência para o Senado Federal. Não concordamos com essa contradição de quererem tornar o Partido menor para um desafio tão longo e complexo, que é o de continuar reconstruindo o nosso estado", registrou a nota.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.