CULTURA

Governo Bolsonaro nomeia coronel do Exército para IPHAN no RN

O Ministério do Turismo nomeou nesta terça-feira (21) um novo superintendente para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, autarquia federal responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do Brasil com filial no Rio Grande do Norte.

No Diário Oficial da União, o ministro Marcelo Henrique Teixeira Dias oficializou o militar Affonso Henrique Stanislawczuk para exercer o cargo ocupado até então pelo engenheiro Ivanildo Soares da Silva. A portaria se baseia em decretos instituídos pelo governo federal no ano passado, que conferem aos ministros o poder de nomeação para provimento de cargos em comissão e designação para ocupação de funções de confiança não especificadas.

Especificamente à pasta de Turismo, o decreto n° 10.108 de 7 de Novembro de 2019 atribui vinculação de órgãos como o IPHAN e a Agência Nacional de Cinema – Ancine ao Ministério.

O novo superintendente é graduado em Ciências Militares pela Academia das Agulhas Negras e em História pela Universidade Potiguar, com um histórico de carreira baseado em especializações voltadas para a área militar. Affonso hoje atua como colaborador na UnP e professor convidado na Academia Coronel Walterler.

O ex-superintendente Ivanildo Soares é graduado em Engenharia Civil pela UFRN, com especialidade em processos construtivos e aperfeiçoamento em manutenção e recuperação de patrimônio histórico.

Atuação do IPHAN no RN

O primeiro tombamento de patrimônio realizado pelo órgão em terras potiguares foi a Fortaleza dos Reis Magos, em 2009. Além do ponto turístico na capital potiguar, o Instituto também tem outros 47 bens tombados em 9 municípios do estado, como a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante e outras 8 edificações.

37 imagens sacras também fazem parte do patrimônio histórico potiguar, além da Festa de Santana de Caicó, considerada bem de natureza imaterial.

Publicação da nomeação no DOU

 

 

 

 

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Jornalista potiguar em formação pela UFRN, repórter e assessora de comunicação.