Ecopraça leva programação cultural para ZN de Natal neste domingo (28)
Natal, RN 26 de mai 2024

Ecopraça leva programação cultural para ZN de Natal neste domingo (28)

26 de abril de 2024
4min
Ecopraça leva programação cultural para ZN de Natal neste domingo (28)
EcoPraça acontece em espaços públicos | foto: cedida

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Movimento Ecopraça chega na Zona Norte de Natal com mutirões, apresentações de artistas e competições esportivas no próximo domingo (28) de Abril. Aberto ao público geral, o palco do evento vai ser a praça Iapissara Aguiar, no bairro Potengi, e a programação, que também será gratuita, será a partir das 15 horas. 

A praça Iapissara Aguiar é vivenciada por skatistas, em sua maioria, moradores dos bairros da Zona Norte. Localizada próximo ao Nordestão do Santa Catarina e próxima a escola de mesmo nome, o local é um berço para manifestações culturais que crescem a cada dia. A programação do projeto contará com campeonato de skate, apresentações de bike, oficinas de grafitti, oficinas de break dance e batalhas de rap. Já os shows vão começar a partir das 18 horas e ficam por conta do Igapó Experiênçe, MC Nanduzz, DJ Russo, Ponta D’Lança Potiguar e também o dono do hit “Bissexual”: MC RB KBLZ

O produtor cultural e idealizador do projeto, Geraldo Gondim, explica que o EcoPraça é um movimento de reativação e ressignificação de praças e espaços públicos que existe há 10 anos e atua em comunidades de Natal. “ A gente já circulou nas quatro regiões administrativas aqui de Natal e já conseguiu sair daqui de Natal também. E tem dez anos que a gente tá nessa missão, né? De encontrar esses sujeitos que fazem acontecer nas suas comunidades e tentar chegar junto para poder amplificar essas vozes, sabe? E usando sempre a cultura como essa ferramenta.”, explicou o produtor à Agência Saiba Mais. 

Projeto quer democratizar e ampliar vozes 

“Pra gente é muito importante chegar na Zona Norte, que termina sendo um lugar que, não sei porque, tem menos acesso, assim, né? As coisas chegam menos lá. As programações culturais aqui da cidade são muito mais pro lado de cá do que pro lado de lá.”, destaca o produtor comentando os motivos de trazer a edição para a ZN de Natal com produções, programações e artistas da própria região.

Evento vai acontecer na pista de skate próximo ao Nordestão do Santa Catarina, no bairro Potengi. | Foto: cedida

“E tem muito artista incrível do lado de lá também, né? Então a nossa ideia é essa: tentar democratizar o acesso e amplificar essas vozes. E pra gente é muito importante, porque a gente já fez várias atividades na Zona Norte e é a primeira vez que a gente tá indo pra essa praça lá, que é uma praça muito ativa. Que é um espaço de resistência. Que o pessoal já tá lá há mais de 10 anos, o pessoal do skate principalmente, da batalha de rap também, tentando chamar atenção pra esse espaço lá. E, normalmente, muitas vezes o poder público não chega junto, né?”, completa Godim.  

É importante destacar que a própria comunidade se junta e agem como atuantes nesses espaços. Geraldo explica que o trabalho da EcoPraça é agir como facilitador dessas questões. “A gente consegue se enxergar como um facilitador, na verdade. E a gente dialoga com o poder público, com a comunidade e com alguns parceiros privados também para poder conseguir facilitar esse acesso e democratizar o acesso dessa galera à cultura.”, finaliza. 

O Movimenta Ecopraça acontece a partir de emenda parlamentar destinada pela vereadora Brisa Bracchi, por meio da Funcarte/Prefeitura do Natal; e conta com apoio do Movimento Kizomba e do Governo do RN, por meio da Fundação José Augusto (FJA) e da Subsecretaria de Juventude (Sejuv). A realização é do Instituto Ancestral.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.