Maioria dos 86 profissionais de saúde que morreram por covid-19 no RN atuavam na região metropolitana de Natal
Natal, RN 26 de abr 2024

Maioria dos 86 profissionais de saúde que morreram por covid-19 no RN atuavam na região metropolitana de Natal

13 de abril de 2021
Maioria dos 86 profissionais de saúde que morreram por covid-19 no RN atuavam na região metropolitana de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Desde o início da pandemia até o dia 4 de abril, pelo menos 86 profissionais de saúde morreram vítimas da covid-19 no Rio Grande do Norte, segundo levantamento realizado pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/RN). O relatório aponta, ainda, que 12 mortes ainda estão sob investigação e seis profissionais estão internados no momento.

Os dados também apontam que dos 199.748 casos de covid-19 registrados no RN durante o período, 9.816 ocorreram entre profissionais da saúde. O número, que equivale a 4,9% da população infectada, ainda pode aumentar já que 7.902 casos estão como inconclusivos e 1.586 estão como suspeitos.

Em junho, houve um aumento de casos na categoria o que, na avaliação da Secretaria de estado da Saúde Pública (Sesap), é resultado de uma maior testagem. O pico da contaminação entre a população do estado ocorreu no início do mês de junho, um movimento que também se refletiu na maior infecção dos profissionais da saúde. Com unidades de saúde lotadas, esses profissionais que trabalham na linha de frente no atendimento aos pacientes, também acabaram adoecendo em maior número.

Os técnicos em enfermagem (33%) foram os profissionais que mais foram infectados pela covid-19. A maioria foi de mulheres, num total de 2.703 profissionais do sexo feminino, enquanto entre os homens foram 544 profissionais do sexo masculino. Depois dos técnicos em enfermagem, os enfermeiros (15,82%) e os médicos (8,04%) foram os profissionais que mais adoeceram por covid-19.

Em relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), 93% dos profissionais de saúde disseram ter acesso a material de qualidade em suas unidades de saúde e 7% disseram que os EPI’s  estão em falta em seus locais de trabalho.

Dentre os casos de covid-19 confirmados no Rio Grande do Norte, a maioria é de profissionais entre 30 e 49 anos (60,32%), que atuam na região metropolitana de Natal. Em seguida, Mossoró e Caicó aparecem entre as cidades com maior incidência de covid-19 entre profissionais da saúde.

Natal – 37,77%

Parnamirim – 8,59%

Caicó – 4,19%

Mossoró – 5,44%

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.