Justiça federal nega irregularidade e mantém nomeação da reitora da Ufersa
Natal, RN 11 de mai 2024

Justiça federal nega irregularidade e mantém nomeação da reitora da Ufersa

18 de maio de 2021
Justiça federal nega irregularidade e mantém nomeação da reitora da Ufersa

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O juiz federal Orlan Donato negou haver irregularidade na nomeação da reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, e manteve sua nomeação como legítima.

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), havia entrado com pedido de anulação da nomeação da reitora sob o argumento de que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), feriu a autonomia universitária ao escolher a última colocada da lista tríplice formulada pela comunidade acadêmica.

Em agosto de 2020, durante as eleições internas da Ufersa, Ludmilla ficou em terceito lugar com 18,33% dos votos. Ficaram à frente dela os professores Rodrigo Codes (37,55%) e Jean Berg (24,84%). A lista tríplice foi encaminha ao Ministério da Educação, à época comnadado por Abraham Weintraub, e para a presidência da República.

A legislação permite que o presidente escolha qualquer um, dos três nomes enviados na lista.

Não há que se falar também em falso motivo, pois, ainda que o Professor Rodrigo Codes, primeiro colocado da lista tríplice, jamais tenha tido vinculação partidária e tenha sido alvo da operação lava-jato, certo é que a prerrogativa conferida ao Presidente da República lhe assegura a livre escolha dentre os que figuram na lista tríplice”, relatou o juiz na sentença.

Plágio

Em reportagem especial de setembro de 2020, a agência Saiba Mais mostrou que das 195 páginas que compõem a tese de doutorado defendida pela Reitora da UFERSA, em pelo menos 16 delas, há o que a comunidade acadêmica classifica como plágio. O equivalente a cópias inteiras ou parciais de textos de outros autores, sem que a fonte seja citada ou haja uso de aspas, no caso de transcrições.

Com o Título “DE REPENTE, TUDO MUDOU DE LUGAR: Refletindo sobre a metamorfose urbana e gentrificação em Mossoró-RN”, a reitora da UFERSA defendeu a tese de doutorado em 2011, junto ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN. À época, a reitora não quis comentar o assunto.

IFRN

Só depois de uma disputa jurídica que durou oito meses, o Ministério da Educação cumpriu a decisão judicial assinada pela juíza da 4ª Vara Federal, Gisele Maria da Silva Araújo Leite, reconhecendo a decisão da comunidade acadêmica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) que elegeu, em dezembro de 2019, o professor de Educação Física José Arnóbio de Araújo Filho.

Arnóbio assumiu o IFRN no lugar do interventor Josué Moreira, nomeado para o cargo em 20 de abril pelo ex-ministro da Educação Abraham Weintraub. O mandato do reitor eleito vai até 21 de dezembro de 2024.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.