Secretaria de Segurança reativa GGI para monitorar manifestações de 7 de Setembro em Natal
Natal, RN 26 de abr 2024

Secretaria de Segurança reativa GGI para monitorar manifestações de 7 de Setembro em Natal

4 de setembro de 2021
Secretaria de Segurança reativa GGI para monitorar manifestações de 7 de Setembro em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Diante da expectativa em torno das manifestações de 7 de Setembro, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) decidiu reativar o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) para monitorar as manifestações que venham a acontecer em Natal no feriado da Independência do Brasil.

Com a retomada do GGI, a Sesed vai atuar em conjunto com os demais órgãos de segurança do estado. Apesar do desfile cívico anual ter sido suspenso pelo Ministério da Defesa, a Sesed vai reforçar a atividade de monitoramento já que há atos de manifestação previstos para acontecer em diversos pontos da cidade. Está programado patrulhamento ostensivo, e também de apoio, porque a Polícia Militar foi procurada por representantes das manifestações para organizar um planejamento de controle com delimitação de espaços e horários para as aglomerações.

O Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) informou que os policiais acompanharão de perto os atos por meio de viaturas, motos, cavalo e também a pé. A Polícia Civil vai participar do monitoramento por meio de vigilância das manifestações. No caso de ocorrências, a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) recomendou a instalação de uma delegacia de plantão com equipe completa, que funcionará das 8h às 20h, no Complexo de Delegacias Especializadas da Polícia Civil (CODEPC), que fica localizado na Avenida Ayrton Senna, no bairro de Neópolis.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), vem utilizando a data para fazer ameaças veladas sobre um possível golpe e continua a emitir declarações que ameaçam a democracia no país. Além do Rio Grande do Norte, governos estaduais em todo o país vão monitorar as manifestações do 7 de Setembro, inclusive, para evitar atos de indisciplina de policiais que venham a participar das manifestações. Neste sábado (4), Bolsonaro marcou uma “motociata” em Pernambuco.

Grito dos Excluídos

Em Natal, o feriado de Independência terá a volta do Grito dos Excluídos, cuja última manifestação ocorreu na capital potiguar em 2013. Este ano, o ato está marcado para a próxima terça (7), com concentração a partir das 9h, na Praça das Flores, no bairro Petrópolis e saída às 10h, em direção à Praia do Forte.

Participam do Grito, o Movimento Sem Terra, Pacto Pela Vida e Pelo Brasil, Movimento Laudato Si’, Movimento Nacional de População em Situação De Rua (MNPR), Marcha Mundial das Mulheres, partidos políticos de esquerda, Policiais Antifascistas, diversos sindicatos e parlamentares de Natal e do estado potiguar. Ao todo, são mais de 50 representatividades com participação confirmada no ato, que ocorre simultaneamente em diversas cidades do país.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.