ENTREVISTA

Dez mil árvores serão plantadas em 100 dias em Natal

Natal vai ganhar 10 mil árvores em 100 dias no começo de 2022, graças a uma parceria entre a Prefeitura, a Câmara Municipal e a Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN). A medida dialoga com o acordo de arborização idealizado pelo vereador Robério Paulino (PSOL) e incluído no Plano Diretor de Natal, prevendo o plantio de 50 mil árvores nativas de médio e grande porte pelo Poder Executivo.

Haverá ato de lançamento do projeto em janeiro. Ação semelhante estava prevista em um projeto de lei de autoria do vereador que foi aprovada na Câmara em agosto, mas o prefeito Álvaro Dias (PSDB) vetou. A Casa ainda apreciará o veto.

O vereador, que concedeu entrevista ao Programa Balbúrdia nesta sexta-feira (26), ressalta que a ação precisa do envolvimento da população para cuidar das mudas plantadas, uma ação que além de tornar a cidade mais bonita, promoverá conforto térmico.

Robério lembra que idealizou o projeto de extensão “Plante enquanto é tempo”, com apoio da Incubadora Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias (OASIS) e dos professores do Departamento de Administração (Depad/UFRN) Washington e Pâmela. Foram distribuídas mais de 30 mil mudas. Aos sábados, ele continua coordenando a produção de mudas, no campus da UFRN, atrás do CCHLA, com a participação de voluntários.

O professor lembra que a capital potiguar já teve título de ar mais puro das Américas, mas não em função da arborização. “Foi em função da corrente de ventos que entra por cima do Parque das Dunas. Natal é beneficiada por esse vento que vem do mar. Mas esse é o lado natural. Mas do ponto de vista da arborização, Natal é um desastre. A nossa reserva verde é grande porque tem o Parque das Dunas, o estuário do rio Potengi, que tem arborização do Mangue, mas foi uma coisa que sobrou e nós estamos destruindo”, lamentou.

Confira entrevista completa:

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Isabela Santos é jornalista e repórter da agência Saiba Mais